
O projeto Literacia Financeira surge em parceria com a DNA Cascais e pretende incentivar os jovens a ter um espírito empreendedor e a desenvolver competências nessa área.
O que é: Projeto que promove o desenvolvimento de competências transversais e conhecimentos em literacia financeira.
Como: Através de uma sessão organizada por temáticas: o dinheiro e o seu valor; a importância da organização financeira; os fundamentos da Literacia Financeira (diferença entre salário bruto e salário líquido, poupança e gestão financeira responsável, entre outros); contratos de trabalho.
Objetivos Específicos: Compreender o conceito de “empreendedorismo”; a importância da organização financeira; saber identificar as diferenças entre salário líquido e bruto; os elementos de um recibo de vencimento, bem como elementos e fatores decisivos na tomada de decisão.
Público: Alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário de Escolas Públicas, Privadas e Profissionais.
Quando: A partir de outubro de 2025.
Competências a Desenvolver nos Jovens: Informação e Comunicação | Pensamento Crítico e Criativo | Raciocínio e Resolução de Problemas | Desenvolvimento Pessoal e Autonomia | Tomada de Decisão Consciente | Literacia Financeira | Iniciativa e Empreendedorismo.
No ano letivo 2024/2025, foram impactados 465 jovens pertencentes a 12 escolas do concelho de Cascais.
Com a implementação do projeto, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.4: Aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilitações relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
Este projeto promove competências essenciais à vida adulta e ao mercado de trabalho, como a gestão financeira, o planeamento económico pessoal e a literacia contratual, fundamentais para a autonomia e empregabilidade.
ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico
Meta 8.6: Reduzir substancialmente a proporção de jovens não empregados que não estão em educação ou formação.
Ao proporcionar conhecimento prático sobre o valor do dinheiro, os direitos laborais e os fundamentos de um salário, o projeto de Literacia Financeira prepara os jovens para entrarem no mundo do trabalho com maior consciência e responsabilidade.
ODS 10 – Reduzir as Desigualdades
Meta 10.2: Capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, origem, religião, condição económica ou outra.
A capacitação financeira dos jovens contribui para uma maior igualdade de oportunidades, ao fornecer ferramentas que permitem decisões informadas e uma melhor gestão dos seus recursos pessoais e profissionais.
Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt