Passar para o conteúdo principal
x
Scholas Cidadania

O projeto Scholas Cidadania surge em parceria com o Movimento Educativo Internacional Scholas Occurrentes, pretendendo enfatizar o pluralismo social, cultural e religioso, envolvendo os jovens na sua construção social.

O que é: Programa educativo que tem como foco central aproximar os jovens da sua própria realidade. Procura criar uma aproximação aos problemas quotidianos da comunidade de cada estudante através de uma perspetiva construtiva, onde o jovem participa através da investigação e, no fim, apresenta propostas e soluções.

Como: Através de cinco dias (de manhã) num espaço do concelho de Cascais, fomentando o trabalho em equipa de jovens de diferentes escolas e contextos.

Objetivos Específicos: Enfatizar o pluralismo social, cultural e religioso envolvendo os jovens na sua construção social; promover a cultura do encontro entre alunos de centros educativos, religiosos em diferentes contextos; promover a participação e o compromisso de cidadão a favor do bem comum. 

Público: Alunos do 10.º ano de Escolas Públicas, Privadas e Profissionais.

Quando: 20 a 24 de outubro de 2025.

Competências a desenvolver nos jovens: Relações Interpessoais | Liderança e Participação Ativa | Expressão e Comunicação | Desenvolvimento Pessoal e Autonomia | Pensamento Crítico e Empatia | Consciência Social e Pluralismo Cultural | Saúde e Bem-Estar.

 

No ano letivo 2024/2025, foram impactados 160 jovens pertencentes a 6 escolas do concelho de Cascais.

Com a implementação do projeto Scholas Cidadania, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

 

.

ODS 3 – Saúde de Qualidade

Meta 3.4: Até 2030, promover a saúde mental e o bem-estar.

Ao promover o bem-estar emocional e social dos jovens, incentivando o diálogo, o respeito mútuo e a empatia entre pares, o projeto contribui para a criação de ambientes saudáveis que previnem o isolamento, promovem a autoestima e fortalecem a saúde mental

 

ODS4

ODS 4 – Educação de Qualidade

Meta 4.7: Garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Este projeto fomenta a educação para a cidadania através do reconhecimento da diversidade cultural e social, promovendo o pensamento crítico e o compromisso com o bem comum.

 

c

 

 

 

 

ODS 10 – Reduzir as Desigualdades

Meta 10.2: Capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, origem, religião, condição económica ou outra.

Ao juntar jovens de diferentes contextos sociais, escolares, culturais e religiosos, Scholas Cidadania promove a inclusão e o diálogo, incentivando a construção de uma comunidade mais equitativa e participativa.

 

Uma imagem com pássaro, texto, design

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.

 

 

 

 

ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Meta 16.7: Garantir que a tomada de decisão, a todos os níveis, é responsável, inclusiva, participativa e representativa.

O projeto capacita os jovens para intervirem ativamente nos desafios das suas comunidades, encorajando o diálogo, a escuta e a construção de soluções partilhadas para o bem comum.

 

Uma imagem com texto, Tipo de letra, logótipo, captura de ecrã

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.

ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos

Meta 17.17: Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil que sejam eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.

A colaboração entre escolas, o Município e organizações internacionais como a Scholas Occurrentes demonstra o poder das parcerias educativas no desenvolvimento sustentável e na promoção da cidadania global.

 

Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt