
O projeto Pensarmo-nos surge em parceria com o Movimento Educativo Internacional Scholas Occurrentes, pretendendo dar oportunidade aos jovens de dar sentido às suas experiências de vida, criando uma narrativa pessoal que lhes permita compreender o passado, viver o presente com consciência e imaginar um futuro com esperança.
O que é: Sessões que decorrem em quatro etapas educativas, cada uma culminando com uma experiência comunitária fora da escola.
Como: Através de atividades que promovam o autoconhecimento e a intergeracionalidade (sessões em contexto escolar, caminhada poética pelo centro histórico de Cascais, visita a centros de dia, lares e universidades seniores, visita a escolas primárias e jardins de infância e evento final com todos os envolvidos no projeto).
Objetivos Específicos: Dar oportunidade aos jovens de dar sentido às suas experiências de vida, criando uma narrativa pessoal que lhes permita compreender o passado, viver o presente com consciência e imaginar um futuro com esperança; aumentar o sentido de comunidade e integração; incentivar a expressão em todas as suas formas possíveis; promover e aumentar as possibilidades dos jovens expressarem as suas emoções e sentimentos, num ambiente de respeito e escuta mútua; gerar um ambiente de escuta e colaboração envolvendo diferentes atores.
Público: Alunos do 11.º ano de Escolas Públicas, Privadas e Profissionais.
Quando: De setembro de 2025 a maio de 2026.
Competências a desenvolver nos jovens: Relações interpessoais | Desenvolvimento pessoal e autonomia | Saúde e Bem-Estar.
No ano letivo 2024/2025, foram impactados 308 jovens pertencentes a 14 escolas do concelho de Cascais.
Com a implementação do projeto Pensarmo-nos, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
ODS 3 – Saúde de Qualidade
Meta 3.4: Até 2030, promover a saúde mental e o bem-estar.
O projeto estimula o autoconhecimento e o bem-estar emocional, promovendo ambientes de escuta, colaboração e expressão saudável das emoções, contribuindo para a saúde mental dos jovens e de todos os envolvidos no projeto.
ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7: Garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Ao proporcionar experiências educativas que valorizam a intergeracionalidade e o sentido de comunidade, o projeto fortalece a educação para a cidadania e para o respeito mútuo.
ODS 10 – Reduzir as Desigualdades
Meta 10.2: Capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, origem, religião, condição económica ou outra.
Através da integração entre diferentes gerações e contextos sociais, Pensarmo-nos fomenta a inclusão, a valorização da diversidade e a solidariedade entre os participantes.
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Meta 16.7: Garantir que a tomada de decisão, a todos os níveis, é responsável, inclusiva, participativa e representativa.
Ao criar espaços de escuta ativa e diálogo entre gerações, o projeto promove a participação inclusiva e o fortalecimento dos laços sociais nas comunidades.
ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos
Meta 17.17: Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil que sejam eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.
O projeto evidencia a importância das parcerias entre escolas, instituições sociais e organizações internacionais para fomentar o desenvolvimento pessoal e comunitário dos jovens.
Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt