Com uma participação média de 51%, está terminada a votação na segunda edição do Orçamento Participativo Jovem de Cascais. Em ano de Capital Europeia da Juventude e depois de uma edição-piloto com apenas quatro escolas, os alunos de 14 escolas de Cascais foram chamados a decidir sobre projetos para melhorar os seus estabelecimentos de ensino e também a comunidade.
A escola com maior adesão na ida às urnas foi a Básica e Secundária Matilde Rosa Araújo, em S. Domingos de Rana, onde votaram 73% dos alunos. Embora mais baixa, a participação média que se fixou nos 51% da população escolar envolvida (13.000), espelha o interesse dos jovens no processo da cidadania participativa.
“Eles estão motivados e participam. Isso para nós é muito importante porque estamos a formar novos cidadãos”, esclarece Joana Pinto Balsemão, vereadora da cidadania acrescentando: “a prova de que estamos no bom caminho é o facto de o júri do prémio de Boas Práticas de Participação em Portugal ter dado ao OP Jovem Cascais a nota mais alta de todos os projetos a nível nacional (88,87 pontos)”.
Confere tudo aqui.