Passar para o conteúdo principal
x

Rita Marau | Natura Observa

Ser coordenador do Natura Observa é estar atento e disponível às necessidades de todos os voluntários. É saber lidera-los, mas ao mesmo tempo escuta-los e aconselha-los. Passar-lhes tudo o que aprendemos com este programa. É ensinar-lhes valores de componente ambiental, mas também de espírito de equipa, união e entreajuda. Ser coordenador do Natura Observa é nunca deixar de ser voluntário e aprender todos os dias, lado a lado, com os que se vão juntando à equipa.

O meu nome é Rita e sou coordenadora de base do Natura Observa.

Tive o privilégio de crescer numa aldeia junto ao Parque Natural de Sintra-Cascais, pelo que estive sempre habituada aos caminhos da Serra de Sintra e aos ventos fortes da praia do Guincho.


Quando soube da existência do Programa Natura Observa não hesitei em inscrever-me. Fui selecionada pela coordenadora de base da altura – a quem agradeço – e colocada na equipa Pilrito.

Aí nasceu o meu fascínio pela preservação do nosso Parque Natural. Não me interpretem mal, obviamente que já adorava este local, mas antes não compreendia a sua verdadeira importância, nem tinha o conhecimento de como podia fazer a diferença.

Depois disso, passaram-se alguns anos, e acabei por me formar em Engenharia do Ambiente. Com isto, posso afirmar-vos que muitos dos conhecimentos, valores e amigos que tenho hoje, devo-os ao Natura Observa.

Se têm vontade de conhecer melhor o nosso Parque Natural, pensem em juntar se à equipa um dia. O Natura Observa estará à vossa espera e eu desejo que esta experiência seja tão maravilhosa para vós, como tem sido para mim!

 

Rita Marau, Cordenadora Base do Programa Natura Observa