Passar para o conteúdo principal
x
Campanha de sensibilização #eunaofumo

O dia europeu do Ex-Fumador comemorou-se há dois dias e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) assinalou o dia com uma campanha dedicada aos jovens para que estes abandonem os cigarros, sendo que é nesta faixa etária que se regista um aumento significativo do consumo de tabaco.

Esta campanha, intitulada #eunaofumo, foi criada para comemorar a efeméride criada para Comissão Europeia.

José Pedro Boléo-Tomé e Paula Rosa, coordenadores da Comissão de Trabalho de Tabagismo da SPP, mostraram-se preocupados com alguns dos dados relativos ao consumo de tabaco pelos adolescentes, que mostraram que o aumento do consumo deu-se na população dos 15 aos 24 anos, em especial nas raparigas. Os mesmos responsáveis expressaram ainda que aos 18 anos 62% dos jovens já experimentou tabaco, e 43% consumiu nos últimos 30 dias.

Perante esta realidade - e respondendo ao apelo de escolas e encarregados de educação - a SPP lançou esta campanha e enviou para várias escolas nacionais um vídeo sob a temática.

No entender dos coordenadores da Comissão de Trabalho de Tabagismo, fazer uma ação mais próxima dos adolescentes assume uma grande importância porque os jovens vão ser os fumadores e doentes de amanhã e ainda pouco foi feito para inverter esse processo e criar uma geração livre de tabaco.

Os médicos pneumologistas consideram ainda essencial dar atenção à questão emergente dos cigarros eletrónicos ou tabaco aquecido: «a experiência de outros países mostra que são produtos apelativos aos mais novos, que a experimentação tem aumentado significativamente e que funcionam como porta aberta para experimentar outros produtos, como o cigarro convencional ou outras drogas recreativas».

A SPP, à semelhança da Entidade Reguladora da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, não recomenda a utilização de nenhum destes produtos, e manifesta sérias preocupações em relação à sua evolução futura.

José Pedro Boléo-Tomé e Paula Rosa reconhecem que há muito trabalho a fazer, quer a nível da prevenção primária, como é o caso dos jovens, quer no tratamento dos fumadores, que devem ter mais fácil acesso a apoio especializado, a fármacos comparticipados e a consultas de cessação tabágica.

O Dia do Ex-Fumador deve ser um dia de esperança num mundo com ar mais puro, mais liberdade sobre a própria vida e mais saúde e bem-estar.

 

Muda a tua vida, a dos que te rodeiam e a vida do mundo!