Comissão Europeia
Funções: Defende os interesses gerais da UE, mediante a apresentação de propostas legislativas e a execução da legislação, das políticas e do orçamento da EU.
Membros: Uma equipa («colégio») de Comissários, um por cada país da EU.
Presidente: Jean‐Claude Juncker.
Instituída em: 1958
Sede: Bruxelas (Bélgica)
A Comissão Europeia é o órgão executivo da UE, sendo politicamente independente.
É responsável pela elaboração de propostas de novos atos legislativos europeus e pela execução das decisões do Parlamento Europeu e do Conselho da EU.
O que faz a Comissão?
Propõe novas leis
A Comissão é a única instituição da UE que apresenta legislação para adoção pelo Parlamento e pelo Conselho com o objetivo de:
- Proteger os interesses da UE e dos seus cidadãos em questões que podem ser tratadas com maior eficácia ao nível europeu do que ao nível nacional
- Resolver questões técnicas específicas mediante consulta de peritos e do púbico em geral
Gere as políticas europeias e distribui os fundos da UE
- Define as prioridades de despesa da UE juntamente com o Conselho e o Parlamento
- Elabora orçamentos anuais que devem ser aprovados pelo Parlamento e pelo Conselho
- Controla as despesas, que são verificadas pelo Tribunal de contas.
Zela pelo cumprimento do direito europeu
- Juntamente com o Tribunal de Justiça, garante a aplicação da legislação da UE em todos os Estados-Membros
Representa a UE a nível internacional
- É a voz de todos os países da UE nas instâncias internacionais, designadamente nas áreas da política comercial e da ajuda humanitária
- Negoceia acordos internacionais em nome da EU
Composição:
A direção política é exercida por uma equipa de 28 comissários (um de cada país da UE), liderada pelo Presidente da Comissão, que decide da repartição das pastas políticas pelos Comissários.
O colégio de Comissários é constituído pelo Presidente da Comissão, sete Vice-Presidentes, incluindo o Primeiro Vice-Presidente e a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, e 20 Comissários responsáveis pelos vários pelouros.
A gestão quotidiana da Comissão é assegurada pelo respetivo pessoal (juristas, economistas, etc.) organizado em direções-gerais (DG), responsáveis por áreas políticas específicas.
Nomeação do Presidente
O candidato é apresentado pelos Chefes de Estado e de Governo reunidos no Conselho Europeu, tendo em conta os resultados das eleições para o Parlamento Europeu. Para ser eleito, o Presidente precisa do apoio da maioria dos deputados do Parlamento Europeu.
Escolha da equipa
O candidato a Presidente seleciona potenciais Vice-Presidentes e Comissários com base em propostas dos países da UE. A lista dos selecionados tem de ser aprovada pelos Chefes de Estado e de Governo no âmbito do Conselho Europeu.
Cada um dos selecionados faz uma exposição perante o Parlamento Europeu e responde às perguntas dos deputados. A equipa de Comissários é depois submetida à votação do Parlamento Europeu. Por fim, o Conselho Europeu, deliberando por maioria qualificada, procede à nomeação.
O mandato da atual Comissão termina em 31 de outubro de 2019.
Como funciona a Comissão?
Planeamento estratégico
O Presidente define as grandes orientações políticas da Comissão que depois permitem aos Comissários delinear objetivos estratégicos e elaborar o programa de trabalho anual.
Processo de decisão colegial
As decisões são tomadas com base na responsabilidade coletiva. Todos os Comissários estão em pé de igualdade no processo de decisão e respondem coletivamente pelas decisões tomadas. Não têm poderes para tomar decisões individualmente, salvo quando especificamente autorizados, em determinadas situações.
Os Vice-Presidentes representam o Presidente e coordenam o trabalho nas respetivas áreas de competência, juntamente com vários Comissários. São definidos projetos prioritários sobre os quais os Comissários trabalham em conjunto, embora com flexibilidade.
Os Comissários apoiam os Vice-Presidentes na apresentação de propostas ao Colégio. Em geral, as decisões são tomadas por consenso, mas também se pode proceder a votações. Quando assim acontece, as decisões são tomadas por maioria simples, dispondo cada Comissário de um voto.
O assunto em questão é remetido para a Direção-Geral competente, cujo diretor-geral presta contas ao comissário responsável. O processo dá geralmente origem a projetos de propostas legislativas.
Tais projetos são apresentados aos Comissários nas suas reuniões semanais, após o que se tornam propostas oficiais, sendo então enviadas ao Conselho e ao Parlamento para o passo seguinte do processo legislativo da UE.
A Comissão Europeia e os cidadãos
Participe
Se quiseres, podes dizer-lhes o que pensas sobre as políticas europeias ou propor alterações a políticas ou mesmo novas politicas. Tens várias opções:
- Participar nas consultas públicas da Comissão sobre questões que lhe digam respeito
- Lançar uma iniciativa de cidadania Europeia.
- Apresentar uma queixa formal se consideras que a legislação europeia não está a ser corretamente aplicada
Informe-se
A Comissão presta serviços de informação e consultoria relacionados com empresas, educação, assuntos jurídicos e mobilidade na Europa.
Queres saber mais? Clica aqui.