Passar para o conteúdo principal
x
Outras Ofertas Formativas

Para adultos com idade igual ou superior a 18 anos, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho, existem os seguintes percursos/medidas de qualificação que, ao longo da vida, permitem obter uma certificação escolar de nível básico (4.º, 6.º ou 9.º ano) ou de nível secundário (12.º ano) e/ou uma certificação profissional. Mais informação aqui.


Modalidades:

  • Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC);
  • Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA);
  • Formações Modulares Certificadas;
  • Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação;
  • Comissão Técnica de Certificação;
  • Reconhecimento de Títulos Estrangeiros

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)

O que é?
Processo através do qual o adulto demonstra competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida por vias formais e informais, que são validadas e certificadas para efeitos de obtenção de uma qualificação.

Qual a certificação?
Certificação escolar de nível básico (4.º, 6.º ou 9.º ano) ou de nível secundário (12.º ano), de uma certificação profissional ou de ambas.

Onde?
Centros Qualifica - centros especializados em qualificação de adultos.
Centro formação e reabilitação de Alcoitão 
Escola secundaria S. J. Estoril
IEFP

 

Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)

O que são?
Percursos flexíveis de formação, de duração variável, que permitem o desenvolvimento de competências sociais, científicas e profissionais necessárias ao exercício de uma atividade profissional e simultaneamente a obtenção de um nível básico ou secundário de educação.

Qual a duração?

Pode variar de 1 a 3 anos, em função do nível de certificação.

Qual a certificação?
Certificação escolar de nível básico (4.º, 6.º ou 9.º ano) ou de nível secundário (12.º ano), de uma certificação profissional ou de ambas, designando-se nestes casos de dupla certificação e confere o nível 1, 2, 3 ou 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações 

 

Formações Modulares Certificadas (UFCD)

O que são?
Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) que promovem o acesso a qualificações através de percursos flexíveis, modularizados e capitalizáveis, tendo por base os referenciais do Catálogo Nacional de Qualificações.

Qual a duração?
Pode variar entre 25 e 600 horas, tendo cada UFCD uma duração que pode ser de 25 ou 50 horas.

Qual a certificação?
Certificado que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas com aproveitamento.


Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação

O que são?
São respostas criadas para quem frequentou, sem concluir, percursos formativos de nível secundário de educação, desenvolvidos ao abrigo de planos de estudo já extintos.  O candidato pode concluir o nível secundário de educação, através de exames ou frequência de Unidades de Formação de Curta Duração, caso lhe falte até seis disciplinas/ano (que podem estar distribuídas pelo conjunto dos anos de escolaridade do ciclo de estudos ou concentradas num só ano). 

Para quem?
Para adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que tenham frequentado sem concluir planos de estudo já extintos (até seis disciplinas/ano).

Qual a certificação?
A certificação corresponde ao 12.º ano e confere o nível 3 ou 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.  

 

Comissão Técnica de Certificação

A obtenção de uma qualificação através de uma Comissão Técnica de Certificação pode ser mobilizada, no âmbito das atividades desenvolvidas pelos Centros Qualifica, sempre que um adulto apresente um percurso incompleto de qualificação, com certificações parciais obtidas em mais do que uma modalidade de educação e formação ou em processo de reconhecimento, validação e certificação de competências.

Qual a certificação?
Através da Comissão Técnica de Certificação é possível obter uma certificação escolar de nível básico (4.º, 6.º ou 9.º ano) ou de nível secundário (12.º ano), uma certificação profissional ou ambas, designando-se nestes casos de dupla certificação e confere o nível 1, 2, 3 ou 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações. 

 

Reconhecimento de Títulos Estrangeiros

No âmbito das modalidades de formação do Sistema Nacional de Qualificações referenciadas ao Catálogo Nacional de Qualificações, o reconhecimento de títulos obtidos em países estrangeiros permite estabelecer a equivalência entre a qualificação obtida no país estrangeiro e uma qualificação existente em Portugal, quando se trata de qualificações de nível não superior.

Para quem?
Cidadãos portugueses ou cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, que comprovem ser titulares de qualificações obtidas em sistemas de educação e formação de países estrangeiros.

Qual a certificação?
O reconhecimento de títulos obtidos em países estrangeiros permite a obtenção do nível 2 ou do nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

Onde?
Centros Qualifica.