A iniciativa Scholas de Cidadania é uma parceria entre a Jovem Cascais e o Movimento Internacional Scholas Occurrentes. Esta, pretende enfatizar o pluralismo social, cultural e religioso, envolvendo os jovens na sua construção social.
O que é: É um Programa Educativo que tem como foco central aproximá-los da sua própria realidade, fazendo-os compreender a importância da participação e do compromisso social, civil e político. Assim sendo, o programa procura gerar uma aproximação aos problemas quotidianos da comunidade de cada estudante através de uma perspetiva construtiva, onde o jovem participa através da investigação e no fim apresenta propostas e soluções.
Como: O programa procura gerar uma aproximação aos problemas quotidianos da comunidade de cada estudante através de uma perspetiva construtiva, onde o jovem participa através da investigação e no fim apresenta propostas e soluções.
Objetivos Específicos: Enfatizar o pluralismo social, cultural e religioso envolvendo os jovens na sua construção social; Promover a cultura do encontro entre alunos de centros educativos, religiosos em diferentes contextos; Promover a participação e o compromisso de cidadão a favor do bem comum.
Público: Alunos do Ensino Secundário de Escolas Públicas, Privadas e Profissionais
Quando: outubro de 2024 (preferencialmente)
Competências a desenvolver nos jovens: Relacionamento interpessoal | Desenvolvimento pessoal e autonomia | Bem-estar, saúde e ambiente
No ano letivo 2023/2024, foram impactados 160 jovens, pertencentes a 8 escolas do Concelho de Cascais.
Com a implementação da iniciativa Scholas de Cidadania, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Com o Scholas de Cidadania, pretende-se conscientizar os jovens acerca da saúde e reduzir substancialmente o número de mortes e doenças devido a químicos perigosos, contaminação e poluição do ar, água, solo, abuso de drogas, uso excessivo do álcool e outros assuntos que previnem e fortalecem a saúde de qualidade dos jovens em diversas áreas.
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Através do projeto Scholas de Cidadania, pretende-se garantir que os jovens adquiram conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, através de várias vertentes: da educação; de estilos de vida sustentáveis; dos direitos humanos; da promoção de uma cultura de paz e da não-violência; da cidadania global; da valorização da diversidade cultural, entre outros.
Reduzir as desigualdades. Pretende-se, com o Scholas de Cidadania, desenvolver a meta que visa empoderar e promover a inclusão social, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica, entre outros, dos jovens participantes do Projeto e, também, dos membros da comunidade escolar/local.
Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt