Passar para o conteúdo principal
x
SCHOLAS DE CIDADANIA

Em parceria com o Movimento Internacional Scholas Occurrentes, uma fundação mundial sem fins lucrativos, apoiada pela Sua Santidade Papa Francisco, que trabalha com escolas e comunidades educativas públicas e privadas, para restaurar o pacto educacional. O projeto, Scholas de Cidadania, tem como objetivo o de enfatizar o pluralismo social, cultural e religioso envolvendo os jovens na sua construção social.

 

O que é: O Scholas de Cidadania é um programa educativo dirigido a alunos do ensino secundário e tem como foco central, aproximá-los da sua própria realidade, levando-os a compreender a importância da participação e do compromisso social, civil e político.

 

Como: O programa procura gerar uma aproximação aos problemas quotidianos da comunidade de cada estudante, através de uma perspetiva construtiva, onde o jovem participa através da investigação, apresentando no fim as suas propostas, soluções e conclusões.

Identificação de Problemáticas: dia 12 de outubro | Semana de Imersão: 13, 17 a 20 de outubro de 2022

Na primeira fase, os jovens terão que identificar as problemáticas que encontram na sua comunidade. Na segunda fase apresentarão o porquê dessas problemáticas terem sido escolhidas e procurarão formas de solucionar estes problemas. 

 

Objetivos: Promover a cultura do encontro entre alunos de centros educativos, religiosos em diversos contextos: tais como, promoção, participação e o compromisso de cidadão em prol do bem comum.

 

Para quem: Alunos do Ensino Secundário.

 

Competências a desenvolver nos jovens: Relacionamento interpessoal | Desenvolvimento pessoal | Autonomia | Bem-estar | Saúde e ambiente | Comunicação | Raciocínio | Resolução de problemas | Pensamento crítico | Cooperação.

 

Inscreve-te aqui para ser voluntário na 3ª edição da Scholas Cidadania no mês de outubro!

 

Com a implementação do Scholas de Cidadania, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

 

.

 

 

 

 

 

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Com o Scholas de Cidadania, pretende-se conscientizar os jovens acerca da saúde e reduzir substancialmente o número de mortes e doenças devido a químicos perigosos, contaminação e poluição do ar, água, solo, abuso de drogas, uso excessivo do álcool e outros assuntos que previnem e fortalecem a saúde de qualidade dos jovens em diversas áreas.

 

ODS4

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Através do projeto Scholas de Cidadania, pretende-se garantir que os jovens adquiram conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, através de várias vertentes: da educação; de estilos de vida sustentáveis; dos direitos humanos; da promoção de uma cultura de paz e da não-violência; da cidadania global; da valorização da diversidade cultural, entre outros.

 

ODS10

Reduzir as desigualdades. Pretende-se, com o Scholas de Cidadania, desenvolver a meta que visa empoderar e promover a inclusão social, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica, entre outros, dos jovens participantes do Projeto e, também, dos membros da comunidade escolar/local.

 

Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt