
O quinto e último workshop do AEleva-te juntou novamente as Associações de Estudantes das escolas secundárias do concelho de Cascais para uma tarde de novas aprendizagens. Com o objetivo de consolidar a experiência vivida ao longo de todos os encontros, o encerramento do projeto foi marcado por atividades práticas e uma forte valorização do papel das AEs nas escolas e na comunidade.
A tarde começou com as habituais boas-vindas, onde a Equipa AEleva-te apresentou os slides da viagem e do futuro projeto AExecutar, reforçando que este fim é, na verdade, o início da nova etapa do projeto. Contámos com a presença do vereador de juventude, Frederico Nunes, que abordou a importância do projeto AEleva-te, destacando o compromisso do Município e da Cascais Jovem em apoiar e acompanhar os jovens através de diversas iniciativas e em contribuir para o seu desenvolvimento. De seguida deu-se inicio à apresentação dos temas do workshop, seguindo-se a dinâmica “Aceitas o desafio?”, organizada pelos mentores do projeto.
A tarde seguiu com a apresentação da equipa de comunicação da Cascais Jovem, onde se explorou o tema “Como pode a comunicação digital ajudar a minha AE?”, trazendo dicas práticas e estratégias para uma presença online mais eficaz, transparente e mobilizadora.
Após o intervalo, o Jorge Ferrão, membro da equipa da capacitação juvenil da Cascais Jovem com formação em gestão de eventos, dinamizou uma atividade interativa e partilhou a sua experiência com a apresentação “Como organizar um evento”, fornecendo ferramentas valiosas para que as AEs possam idealizar, planear e executar iniciativas nas suas escolas.
Com o fim dos workshops, encerramos a segunda fase do AEleva-te e preparamo-nos agora para a terceira etapa: a mentoria. Por fim, haverá a viagem que será um momento especial reservado aos participantes que mais se destacaram nas duas primeiras fases — quinze jovens que demonstraram compromisso, criatividade e espírito de liderança. A aventura continua, e com ela, a oportunidade de levar ainda mais longe o impacto deste projeto nas escolas e na comunidade.