Associação: 1ª Companhia de Guias de Carcavelos
Morada - Sede: Estrada da Alagoa, Parque Quinta da Alagoa - Portão Verde 2775-612 Carcavelos
E-mail: agp.carcavelos@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/Guias-de-Carcavelos-1629254140680332/
Área de Intervenção: Carcavelos-Parede
História: Nos anos 20 umas antigas guias Inglesas que viviam em Portugal decidiram abrir as Guias em Carcavelos. Foi um dos primeiros sítios onde houve Guias em Portugal. O movimento foi crescendo com raparigas portuguesas e inglesas.
Por volta de 1937, a pedido do Governo Português, a Associação teve de interromper as actividades devido à criação da Mocidade Portuguesa (outro movimento para jovens, neste caso do Estado do Novo, o regime político que governava o país na altura).
Tudo recomeçou em 1974, quando o Padre Aleixo (da Igreja de Carcavelos) propôs à Associação a abertura de uma Companhia de Guias em Carcavelos.
A Teresa Moita e a Manuela Traquete que, na altura, iam abrir uma Companhia em Caxias, mudaram os planos com um telefonema do Padre Aleixo.
E assim começaram as primeiras reuniões da 1ª Companhia de Carcavelos no salão da Paróquia.
Pouco tempo depois, as Guias tiveram a sua primeira sede numa casinha em frente à Igreja, por cima da loja dos animais.
As primeiras promessas aconteceram em Maio do mesmo ano, o que simboliza o início oficial da Companhia e é nessa altura que se celebra o aniversário.
Já em 1984, a Câmara Municipal de Cascais entregou o edifício da atual sede (uma antiga adega na Quinta da Alagoa) ao Centro Comunitário de Carcavelos, representado pelo Padre Aleixo, que mais tarde cedeu este espaço para utilização das Guias e dos Escoteiros de Carcavelos. Nesta altura a Companhia contava com cerca de 130 guias.
Seguiram-se anos de formação guidista, inúmeros acampamentos, atividades e conquistas importantes para a Companhia. E foi em 1992 que foi atribuído o Prémio Olave à Patrulha Pónei pelo excelente trabalho de serviço comunitário no acolhimento aos refugiados da guerra da Bósnia.
No início dos anos 2000 a AGP lançou a Acção “Saca-Rolhas” a nível nacional, na qual a Companhia participou recolhendo rolhas de cortiça usadas que mais tarde eram transformadas em objetos de utilidade. O principal objetivo do projeto era contribuir para a sustentabilidade ambiental colaborando com instituições de solidariedade social.
Em 2013, no âmbito do projeto nacional “Ter Mãos Grandes”, a Patrulha Arminho foi finalista do concurso que tinha como objetivo enviar uma patrulha em missão para Cabo Verde. A Patrulha Arminho desenvolveu o projeto de serviço “Farmácia Sorriso” que pretendia dar uma nova vida a medicamentos sem uso, encaminhando-os para as famílias mais necessitadas em Carcavelos.
Em 2014, em conjunto com os Escoteiros, as Guias de Carcavelos ganharam o concurso do Orçamento Participativo e assim conseguiram a construção de uma casa-de-banho na sede que, até então, não existia.
Em 2015, a propósito da celebração dos 85 anos da Associação e dos 42 anos da Companhia, as Guias de Carcavelos organizaram as Guide Talks na Casa das Histórias em Cascais. Foi uma tarde de partilha de tudo o que o Guidismo tem de importante.
Já em 2018, a chefia de Carcavelos fez parte da organização das Mafeking Talks, evento histórico tanto para a AGP, como para a AEP e o CNE, no qual as Guias tiveram oportunidade de conhecer e ouvir a ex chair da WAGGGS (organização mundial das guias) - Nicola Grinstead.
Neste mesmo ano a Companhia angariou fundos e 75 guias foram acampar à ilha de São Miguel nos Açores.
Actualmente a Companhia conta com 83 guias e em 2020 celebra os seus 46 anos de existência, educação de jovens raparigas, serviço ao próximo e à comunidade.
Curiosidades
- A 1ª Companhia de Carcavelos já teve um “Guio”. Um Escuteiro da Parede que decidiu ajudar as Guias numa altura em que havia falta de chefes e foi o único homem que existiu na Companhia.
- As Guias de Carcavelos sempre tiveram como tradição a organização e animação dos Arraiais no Verão. Para além do Arraial do Centro Comunitário de Carcavelos há alguns anos que realizam o seu próprio Arraial de Santos Populares atrás da Igreja de Carcavelos.
- Carcavelos foi um dos primeiros locais onde existiram Guias em Portugal, nos anos 20.