Passar para o conteúdo principal
x
AtiVoluntário

O AtiVoluntário tem o objetivo de ativar o Voluntário que existe dentro de cada um dos jovens, através da sua capacitação e consciencialização para que consigam identificar as principais necessidades da comunidade e, consequentemente, criar soluções para os desafios que encontrem em Cascais, tanto dentro, como fora do meio escolar.

O que é: Incentivo à prática do Voluntariado, através da promoção dos seus valores.

Como: Através da realização de sessões temáticas, com o objetivo de capacitar os jovens para a identificação de problemáticas na comunidade e para a criação de ações de Voluntariado que pretendam colmatá-las.

Este programa de capacitação para o voluntariado pretende potenciar o desenvolvimento pessoal e de aquisição de competências para o envolvimento cívico, utilizando uma metodologia de educação não formal.

  • Roadshow de incentivo à inscrição pelas várias escolas;
  • 7 Sessões em contexto municipal, que incluem:
  • Desenvolvimento de competências e valores;
  • Partilha de experiências de entidades de voluntariado;
  • Planeamento e realização de uma ação de voluntariado.
  • Evento Celebra o Teu Potencial

Objetivo: Promover o desenvolvimento pessoal dos jovens mobilizando-os para um serviço à comunidade, desenvolvendo competências de responsabilidade, de entreajuda e de solidariedade; Tornar os jovens de Cascais mais participativos civicamente e socialmente; Desenvolver nos jovens valores de voluntariado, tais como, empatia, partilha, honestidade, espírito de equipa e cooperação, relações interpessoais, autoconfiança e respeito pelo outro; Formar, empoderar e incentivar os jovens para serem cidadãos ativos através da utilização dos seus talentos individuais; Criação de soluções para os problemas da comunidade identificados dentro e fora da sua comunidade escolar.

Para quem: Estudantes do Ensino Secundário de Escolas Públicas, Privadas e Profissionais

Competências a desenvolver nos jovens: Pensamento crítico e pensamento criativo | Relacionamento interpessoal | Desenvolvimento pessoal e autonomia | Bem-estar, saúde e ambiente.

No ano letivo de 2022/2023, o projeto impactou 268 jovens de 15 turmas pertencentes a 7 escolas do ensino secundário do concelho de cascais.

Testemunhos de jovens participantes no projeto AtiVoluntário

 

“Eu vejo o AtiVoluntário como ‘lufada de ar fresco’ para as escolas e uma luz ao fundo do túnel para nós, jovens, porque conseguimos ser ouvidos. Este tipo de aprendizagem acaba por ser mais confortável e mais divertida.”

 

“Acho que este projeto é muito interessante e muito importante porque os alunos, muitas vezes, não são ouvidos. Queremos muito fazer a diferença na nossa escola e gosto que isso parta de nós. Estou muito entusiasmada para tornarmos a escola um bocadinho mais nossa!”

 

“Achei incrível o facto de podermos criar os nossos projetos e fazer com que nós possamos fazer a diferença no Voluntariado. É por isso que eu tenho gostado tanto e espero poder fazer parte de mais iniciativas destas.”

 

Com a implementação do AtiVoluntário, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

 

dzx

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Através do AtiVoluntário, pretendemos garantir que os jovens adquiram conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, através de várias vertentes: da educação; de estilos de vida sustentáveis; dos direitos humanos; da promoção de uma cultura de paz e da não-violência; da cidadania global; da valorização da diversidade cultural, entre outros.

 

ws

Reduzir as desigualdades. Pretende-se, com o AtiVoluntário, desenvolver a meta que visa empoderar e promover a inclusão social, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica, entre outros, dos jovens participantes do Projeto e, também, dos membros da comunidade escolar/local. 

 

Para mais informaçõescapacitar.cj@cm-cascais.pt