Passar para o conteúdo principal
x
AtiVoluntário

ativoluntario

 

O Projeto “ATIVoluntário” surge com o intuito de ativar o Voluntário que existe dentro de cada um dos jovens.

O seu objetivo principal é a promoção de valores que pretendemos que os jovens adquiram com o desenvolvimento do mesmo, assim como os ideais em torno dos quais irão construir o presente e o futuro dos jovens: empatia, partilha, honestidade, espírito de equipa e cooperação, autoconfiança e respeito pelo outro.

Consideramos estes valores elementos motivadores que ajudam a direcionar as ações dos futuros voluntários, contribuindo firmemente para a unidade do Projeto e, acima de tudo, para o crescimento dos jovens.

Iremos capacitar e consciencializar os jovens para que consigam identificar as principais necessidades da comunidade e, consequentemente, criar soluções para os desafios que encontrem em Cascais, tanto dentro, como fora do meio escolar.

O que é: Promoção dos Valores do Voluntariado

Objetivo: Incentivar, formar e empoderar os jovens para que sejam cidadãos ativos, através da utilização e do desenvolvimento dos seus talentos individuais, ao mesmo tempo que adquirem diversas competências e soft skills.

Para quem: Estudantes do 3º Ciclo e do Ensino Secundário

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que o Projeto procura cumprir:

ODS 4) – Educação de Qualidade
Tendo em conta as várias metas deste objetivo, pretende-se, com este Projeto, garantir que os jovens alunos adquiram conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, através de várias vertentes: da educação; de estilos de vida sustentáveis; dos direitos humanos; da igualdade de género; da promoção de uma cultura de paz e da não-violência; da cidadania global; da valorização da diversidade cultural e, por último, da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável. Este Projeto tem, ainda, como objetivo o aumento substancial do número de jovens adultos com habilitações relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.

ODS 10) – Reduzir as desigualdades
Pretende-se desenvolver a meta que visa empoderar e promover a inclusão social, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica, entre outros, dos jovens participantes do Projeto e, também, dos membros da comunidade escolar/local.

 

Para mais informações contactar: capacitar.cj@cm-cascais.pt