Passar para o conteúdo principal
x
CNE 550 - Manique
Sexta, Março 8, 2019

Associação: CNE 550 - Manique

Morada - Sede: Salesianos de Manique - Apartado 23 -2766-501 Estoril

E-mail: ca.550@escutismo.pt

Facebook: https://www.facebook.com/550Manique/

História: Em 1975, eram diversos grupos separados. Alguns reuniam-se em Trajouce, outros em Albarraque e outros em São Domingos de Rana... As fardas eram iguais, mas os elementos eram poucos. Como tal, não eram um Agrupamento filiado, mas viviam como Escuteiros do CNE.


Em 1977, no Instituto Missionário e Salesiano de Manique, há um seminarista que ouve falar nos Escuteiros. Com algum trabalho, juntou os grupos que existiam à volta, e começou a formar um Agrupamento. Era o início do 550!
No dia 4 de fevereiro de 1979 é assinado o documento de Oficialização do Agrupamento do CNE 550 Manique – tendo como Patrono D. Bosco e como fundadores Dom Carlos Ximenes Belo, Padre Agostinho Silva, Padre Aníbal Romão, Sr. Manuel Correia e Sr. Carlos Inocêncio. 


Desde então centenas de jovens passaram pelo 550 – Manique alguns desses jovens vindos dos Bairros Sociais e Instituições, para os quais o 550 – Manique tenta dar todo o apoio não só a nível de atividades escutistas como também por vezes a nível familiar. Desempenhamos também um papel ativo na comunidade, participando em procissões, peregrinações e incentivamos a comunidade a fazer parte do 550.  

A 4 de Fevereiro de 2017, o sonho dos 38 anos do 550 - Manique tornou-se realidade e foi inaugurada a nova sede, sonho esse realizado com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Cascais, e cujo com enorme orgulho que temos construído e criado memórias nesta nossa nova casa.

É este um resumo da família do 550 - Manique, uma história contada atualmente por 152 crianças, jovens e adultos que acreditam e praticam um escutismo de qualidade, são 152 razões para continuar o legado deixado pelos nossos fundadores, com o método escutista de Baden Powell e o sistema preventivo de Dom Bosco.

Exemplo de algumas atividades nas quais o Agrupamento ou elementos do Agrupamento participaram: 

De 1979 a 2019, celebrando o 40ºAniversário, já foram muitas as aventuras vividas em acampamentos de Agrupamento, tanto em Portugal como no Estrangeiro (Itália e Brownsea, Inglaterra), participação da III secção no Jamboree Mundial na Suécia e atividades do Corpo Nacional de Escutas: Nacionais (ACANAC), Regionais (I secção, Assis – Itália; II secção, Santiago Compostela – Espanha e ACAREG) e de Núcleo (Jota Joti), bem como com outras associações Escotistas e Guidistas.