Passar para o conteúdo principal
x
Movimento Claro

Associação: Movimento Claro
Morada - Sede: Rua António Costa Carvalho, Ed. Casa das Associações 2765-016
E-mail: geral@movimentoclaro.org
Facebook: www.facebook.com/clarocascais


História: 

O Movimento Claro surgiu de uma iniciativa de 3 amigas que partilham os mesmos ideais: respeito pela Natureza e paixão pelo Mar. O Movimento Claro pretende materializar estes ideais numa ação que à primeira vista pode parecer insignificante e limitada, mas que pode ajudar a aumentar a consciência sobre o problema do plástico nos oceanos. Este movimento inspira-se numa campanha de sucesso realizada em Cornwall por surfistas, em Inglaterra, mas que decorre de uma tendência global no sentido de alertar para os perigos do plástico descartável.

Com o rápido sucesso que foi atingindo, em Junho de 2018 o Movimento Claro evoluiu para uma Associação sediada em Cascais. Tendo como objetivo sensibilizar para o problema do plástico descartável nos oceanos, esta associação trabalha com o sector HoReCa, com empresas e respetivos fornecedores no sentido de reduzir o uso de plástico descartável.

Atua também junto do público na realização de diversas atividades de consciencialização, organiza o evento de sustentabilidade Eco Cascais e realiza ações educativas em escolas trabalhando também em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Freguesia Cascais-Estoril em projetos nesta área. Inspirados e coordenados pelo Movimento em Cascais, voluntários por todo o país têm levado o Movimento para os seus Concelhos e existem agora delegações ativas em Sintra e Oeiras

 

Exemplo de algumas atividades nas quais participaram: 

- ReciClaro: Projeto para como o objetivo de ensinar tudo o que precisas de saber para acabar com a utilização irresponsável do plástico.

- Zero Waste Youth Bootcamp: Evento que contou com a participação de diversos formadores especializados e altamente competentes para ajudar a criar soluções e a resolver os vários desafios a nível de sustentabilidade no concelho de Cascais. Palestra, atividades lúdicas e workshops foram a base deste evento que contou com a presença de vários jovens.