“Cada vez estou mais convencido de que Cascais será um melhor concelho daqui a 10 ou 20 anos quando vocês já forem adultos. Vai ser um concelho extraordinário se vocês mantiverem essa atitude”, foi com esta frase que o Presidente da Câmara Municipal de Cascais descreveu os resultados do plenário do projeto "Nós Propomos @ Cascais"
Cerca de 400 alunos do ensino secundário de Cascais apresentaram ontem, dia 26 de fevereiro, no Auditório Jerónimo Martins da NOVA SBE, em Carcavelos, várias propostas para ordenamento do território ao executivo da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito do projeto Nós Propomos @ Cascais. Participaram nesta iniciativa 12 escolas do concelho de Cascais do ensino público, privado, cooperativo e ainda o Estabelecimento prisional do Linhó.
Projetos Apresentados:
"Reabilitação das Escadas da Praia da Azarujinha" - Agrupamento de Escolas de São João do Estoril;
"Renovação da Quinta do Barão e do Casal Saloia de Polima" - Agrupamento de Escolas de Carcavelos
"Espaço Confortável e Facilitador de Exercício Físico" - Agrupamento de Escolas de Alvide
"Á Moda Antiga" - Agrupamento de Escolas IBN Mucana
"Piscina Biológica" - Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo
"Ecoludoteca Intergeracional" - Cercica
"Pure Nature Work" - Estabelecimento Prisional do Linhó
"Requalificação do Parque de Estacionamento Dr. José de Almeida" - Colégio Marista de Carcavelos
"Poluição reversível do Concelho de Cascais - Prime School
"Requalificação da Baía de Cascais" - Escola Salesiana de Manique
"Recolha e Valorização de Beatas de Cigarros" - Escola Salesiana do Estoril
Este projetos tiveram o olhar atento do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, e dos seus vereadores Nuno Piteira Lopes, Frederico Pinho de Almeida, Isabel Guerra e Filipa Roseta, que fizeram uma avaliação crítica dos projetos, apresentando soluções de melhoria e possibilidades de agilização dos processos de concretização dos mesmos.
Da parte da tarde, foram ainda realizadas apresentações por parte das divisões da câmara envolvidas no projeto e da Associação de Estudantes da NOVA SBE.
Além destas apresentações foram ainda sorteados mais cinco projetos para apresentação, dois do Colégio Marista de Carcavelos - "Limpeza de Zonas Poluidas com graffitis" e "Sociedade Recreativa"; um do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo - "Microprodução de energia Elétrica em infrastruturas do concelho" ; um projeto do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana - "Risco de Incêndio no Parque Natural Sintra-Cascais" e um projeto da Cercica - "Ciclovias para as escolas do Concelho de Cascais".
Esta foi assim mais uma excelente oportunidade dos jovens estudantes do concelho de Cascais darem as suas ideias e partilharem opiniões sobre o que pode ser melhorado no concelho, atividade que foi bastante destacada pelo executivo da câmara como um exemplo a seguir no que toca à participação do jovens.
Este projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL). O Projeto “Nós Propomos!” é lançado pelo IGOT a todas as escolas do país, mas em Cascais tem a particularidade da Câmara Municipal se comprometer a financiar o melhor projeto até ao valor global de 100.000 euros.