Passar para o conteúdo principal
x
CNE 71 - Parede

Associação: 71 - Parede
Morada - Sede: Rua de Luanda, Parque Baden-Powell (Junqueiro) 2755-232 Parede
E-mail: geral.71@escutismo.pt
Facebook: https://www.facebook.com/71Parede/?ref=br_rs%C2%A0
Área de Intervenção: Carcavelos-Parede


História: 
No dia 17 de Junho de 1956 iniciou no lugar do Murtal da freguesia da Parede o movimento do C.N.E. com o Agrupamento nº71 e Alcateia nº 19. O seu patrono é o glorioso S. José esposo da Virgem Santíssima.
O Padre José Joaquim Correia, que reuniu um conjunto de pessoas e vontades para a fundação de um Agrupamento no lugar do Murtal na Freguesia da Parede. Este Missionário do Espírito Santo, era um entusiasta do escutismo e encontrou no ano de 1955 a possibilidade de concretizar o sonho. Ao Padre José Joaquim Correia, juntou-se José António Pescaria Lopes Macara, Antónia Moreira e Francisca Serrano, que com a família Pereira constituíram uma Alcateia, unidade que daria origem ao futuro Agrupamento da Parede.


A primeira Sede de Agrupamento no lugar do Murtal estava localizada na cave da casa da Sra. D. América Pereira esposa do Sr. Manuel Pereira, onde era celebrada a Eucaristia. As reuniões de Agrupamento passavam também pela casa do Chefe José António Pescaria Maçara e nos terrenos do Murtal.
Posteriormente a sede de Agrupamento transferiu-se para a garagem do Sr. Tavares de Almeida, pai da Chefe Matilde Tavares Almeida que mais tarde viria a ser Chefe na Alcateia do 71- Parede, bem como Chefe de Agrupamento do 71 Parede e Chefe do Agrupamento 1240 do Murtal.

Cronologia


1958 - Verifica-se a mudança de sede do 71 Parede do Murtal para a Parede. Mais concretamente para a Igreja da Parede, servindo a cave desta para depósito de material ao Agrupamento da Parede.
1973 - Lavra-se em ata de Agrupamento a possibilidade de executar um desterro na cave do atual salão paroquial da Parede com vista a um alargamento da Sede.
1978 - O Agrupamento obtém finalmente as chaves da nova Sede nas instalações da Cruz Vermelha, pelo que se iniciam trabalhos de limpeza e de melhoramento da mesma. A Sede situa-se na rua Vasco da Gama nº 17.
1983 - Ofício da Câmara a comunicar a celebração de um processo respeitante à construção da nova Sede.
1986 - Saída da Sede sita à Cruz Vermelha na Rua Vasco da Gama nº 17 para o Salão da Casa Paroquial. A Igreja da Parede cedeu ao Agrupamento um espaço contíguo à Casa Mortuária da Igreja da Parede, para aí se guardar o material de campo do Agrupamento.
2000 - Depois de um esforço conjunto com a Câmara Municipal de Cascais, foi lançada a primeira pedra para a futura sede no Pinhal do Junqueiro.
2001 - Inaugurada a atual sede de Agrupamento no Pinhal do Junqueiro.
2007 - Alteração do nome do Pinhal do Junqueiro para Parque Baden-Powell, por altura do 100º Aniversário do Escutismo e do 50ºAniversário do Agrupamento.
2014 - Inauguração do Centro de Formação e Acolhimento com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

2020- Com 63 anos de vida, o agrupamento tem atualmente um efetivo de 140 elementos