Passar para o conteúdo principal
x
ODS 16 EM AÇÃO
Quarta, Abril 24, 2019

Na terça-feira, partilhámos contigo o objetivo de desenvolvimento sustentável número 16, que se debruça sobre a paz, a justiça e as instituições eficazes, com o objetivo de promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

Como tem já vindo a ser habitual, partilhamos hoje contigo agora algumas ideias e algumas iniciativas que te podem não só inspirar, mas também proporcionar experiências que irão mudar a tua vida e a daqueles que te são próximos.

Fica a conhecer alguns projetos relacionados com este ODS.

O Atendimento Municipal Multicanal resulta de uma estratégia que aposta na promoção da proximidade e da participação dos cidadãos, facilitando dessa forma o acesso a serviços e informação. Esta estratégia só é possível adotando-se um relacionamento com os cidadãos através de uma plataforma multicanal (telefone, e-mail, presencial, online), que permita ter um acesso universal fácil, cómodo e seguro aos serviços municipais. Os meios disponíveis são as Lojas Cascais (Cascais, Tires e Alcabideche), Linha Cascais, portal de Cascais (informação e serviços) em cascais.pt e loja.cascais.pt e aplicações “FixCascais” e “Agenda Cascais”.

O Orçamento Participativo é uma valiosa ferramenta de democracia participativa que permtie aos cidadãos ter um papel ativo na gestão do território.  Permite aos munícipes identificar, debater e priorizar projetos que gostariam que fossem concretizados, decidindo quais deverão ser implementados com base no limite orçamental disponível para o efeito e o valor de €300.000 por projeto. A apresentação e debate de ideias de projeto inicia-se em sessões participativas com um processo de votação em várias etapas. São escolhidos os projetos vencedores consoante a votação dos participantes.

O Município apoia o Movimento Associativo de organizações da sociedade civil através do desenvolvimento de programas que contribuem para o seu crescimento, capacitação e trabalho em rede.  Os apoios são regidos por regulamentos próprios, que de uma forma transparente definem as condições em que o Município apoia as entidades, estabelecem normas de candidatura e as regras de utilização dos apoios, existindo ainda normas no que respeita ao apoio a associações de índole social.

Se não for em paz, apenas sobrevivemos. Vamos dar o nosso melhor!

 

VAMOS TRANSFORMAR O MUNDO


Sobre Cascais