Passar para o conteúdo principal
x
Semana Europeia da Juventude - 29 de abril a 5 de maio
Segunda, Abril 29, 2019


Bem-vindo à Semana Europeia da Juventude de 2019!

De 29 de abril a 5 de maio, realizar-se-ão eventos em toda a Europa sob o tema «A democracia e eu», com o objetivo de analisar a forma como os jovens podem influenciar as decisões e ser ativos na sociedade.

Este ano é ano de eleições e por esse motivo o tema da SEJ 2019 é a democracia, e o impacto que tu tens no funcionamento da mesma.

O que acontece entre os períodos de eleições também é importante para o desenvolvimento de uma democracia: fazer voluntariado, falar com os responsáveis políticos ou fazer-se ouvir de outra forma, a fim de chamar a atenção para as questões que são importantes, sejam elas as alterações climáticas ou o desemprego dos jovens.

A democracia é um valor que damos por adquirido, mas na Europa foi necessário desenvolvê-la e cultivá-la durante anos. A democracia somos nós. São as nossas vozes. É a nossa conquista. És tu.

Mas afinal o que é a Semana Europeia da Juventude?


De dois em dois anos, a Comissão Europeia, através da Direção-Geral da Educação, da juventude, do Desporto e da Cultura, em colaboração com o Parlamento Europeia, e com o apoio de todas outros organismos europeus e locais como as agências nacionais Erasmus+, através da rede Eurodesk, promove a Semana Europeia da Juventude como veículo de comemoração e promoção de atividades para jovens através de eventos organizados em todos os países do programa Erasmus+.

Além da promoção de atividades a nivel local e nacional, decorrem também eventos a nivel europeu.

Serão organizadas atividades a nível nacional; a Semana Europeia da Juventude reunirá jovens, participantes em projetos, organizações de juventude e responsáveis políticos num evento europeu realizado em Bruxelas no Parlamento Europeu.

EM CASCAIS...

Em Cascais estamos a promover um conjunto de iniciativas neste âmbito, nomeadamente nas faculdades Escola Superior de Saúde de Alcoitão (ESSA), Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e Nova SBE (Carcavelos) fica atento para saberes tudo! 


Sobre Cascais