Passar para o conteúdo principal
x
09 DE MAIO | DIA DE EUROPA - Perspetivas do Futuro
Sábado, Maio 11, 2019

Dia 09 de maio, é celebrado o Dia da Europa

Para assinalar tal acontecimento, e inserido no âmbito da iniciativa Cascais Europa, a Cascais Jovem e a Associação Juvenil Rota Jovem, dinamizaram a Conferência Europa: Perspetivas do Futuro.  

Esta iniciativa decorreu no Centro Cultural de Cascais (CCC) e teve a participação de cerca de 90 jovens, que assistiram a uma conversa entre vários intervenientes em contexto europeu, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, que fazendo a sessão de abertura, relembrou a "Europa como um projeto de sucesso", não só pelas imensidão de oportunidades que trouxe, mas, e sobretudo pelo seu carácter pacificador e estabilizador.

O primeiro painel proporcionou uma conversa que teve como plano de fundo o Processo de Construção Europeia, num debate moderado por Teresa Violante, investigadora e Chairperson das Conferências do Estoril. Este debate contou também com a presença de Nuno Sampaio, Professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, que na sua intervenção inicial defendeu que a Europa será sempre o resultado “das respostas que conseguir dar”, e de Afonso Ferreira, Mestre em Direito da União Europeia pelo Colégio da Europa,que relembrou a propósito da crise dos refugiados que, ainda não há muito tempo, eles “vagueavam" mesmo "dentro da própria Europa”, numa alusão à onda maciça de deslocados, durante as duas guerras mundiais.

O segundo painel de debate, trouxe ao CCC representantes das Juventudes Partidárias do concelho, que se debruçaram sobre o funcionamento das estruturas que representam, apresentaram as visões dos respetivos partidos face a questões da esfera europeia e procuraram apresentar também o trabalho que tem vindo a desenvolver junto dos jovens.

Em simultâneo com este acontecimento, foi também apresentada a exposição "Europa, Unidos na Diversidade", que apresentou aos seus visitantes o processo de construção da identidade europeia, os desafios vividos ao longo do tempo e os acontecimentos mais marcantes da Instituição. 

Foi um fim de tarde, recheado de conversa, debate e reforço dos valores da União Europeia, unidos pelo reforço da importância de seres um jovem ativo e participativo em todos os momentos de decisão. 

TU PODES ESCOLHER QUEM TE REPRESENTA  NO PARLAMENTO EUROPEU!

TU ESCOLHES A EUROPA EM QUE QUERES VIVER,

DIA 25 DE MAIO, VAI VOTAR! 


Sobre Cascais