Feito com as Associações Juvenis do concelho de Cascais, a edição deste ano do Arraial de Sto António foi sustentável e sem plástico.
O Arraial de Stº António em Cascais é feito em conjunto com as Associações Juvenis do Município, sendo que este ano participaram 21 Associações, e estiveram 780 jovens envolvidos. As receitas geradas ao longo do Arraial revertem para estas como uma forma de incentivo à Participação Juvenil, ao Associativismo e a uma cidadania ativa.
Este ano, de forma a tornar o Arraial o mais sustentável possível, foram eliminados quase na totalidade o plástico e o papel, o que foi em termos logísticos um desafio ainda maior. Trocámos os pratos e as tijelas de plástico por porcelana e foram utilizados Eco Copos, que reduziram bastante a quantidade de resíduos produzidos em 4 dias de Arraial. Substituímos as garrafas de água por água canalizada, filtrada e gratuita.
Os alimentos servidos foram provenientes de comércio local e os desperdícios entregues a instituições do Município de Cascais: Reefood Cascais, ARESC de Tires, Casa da Criança de Tires, Cultursol, Clube + da Cruz Vermelha da Adroana e Ludoteca da Adroana.
Foi ainda feita uma parceria com a MB Way para facilitar e desmaterializar os pagamentos no Arraial.
Assim juntámos, este ano, a tradição ao futuro, fazendo deste o arraial mais sustentável de sempre!