O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998.
O tema do Dia Internacional da Juventude de 2019, “Educação Transformadora”, destaca os esforços para tornar a educação mais inclusiva e acessível para todos os jovens, incluindo os esforços dos próprios jovens.
A educação inclusiva e acessível é crucial para alcançar o desenvolvimento sustentável e pode desempenhar um papel na prevenção de conflitos.
Considerando a importância do tema deste ano, o IPDJ, IP organismo que tem por missão desenvolver e executar a política de Juventude nacional, através de programas, projetos e atividades em contexto da educação não formal irá assinalar esta efeméride juntamente com os jovens, as suas plataformas de representação, bem como em parceria com entidades do terceiro setor e demais atores do domínio da Juventude, que habitualmente realizam projetos através de metodologias ativas de educação não formal.
Objetivo:
Assinalar o Dia Internacional da Juventude, com um conjunto de iniciativas (desportivas, lúdicas, pedagógicas, recreativas e informativas) para os/as jovens.
• Dar expressão e valorizar o trabalho com e para jovens, na transversalidade das intervenções em Juventude e Desporto;
• Promover a Educação como motor da agenda do desenvolvimento sustentável;
• Incentivar a prática de atividades lúdico-pedagógicas através da educação não formal.
Público-alvo:
Jovens entre os 14 e os 30 anos.