Passar para o conteúdo principal
x
Onde Para A Leitura
Quarta, Outubro 23, 2019

A Rede de Bibliotecas Escolares celebra o Dia Nacional da Biblioteca Escolar, a 28 de outubro. Para tal, vai realizar-se Onde Para A Leitura, na vila de Cascais. 

A Leitura é, cada vez menos, praticada pelos jovens, em prol do uso das novas tecnologias. Para combater esta situação, este dia, a leitura vai ser o tema de destaque. Este conjunto de iniciativas pretendem suscitar nos jovens participantes o compromisso em relação a si próprios, à comunidade e ao planeta.  Assim sendo, vão sendo-lhes propostas situações reais no âmbito da mobilidade sustentável que exigem uma reflexão dos jovens. 

Neste dia, vais ter a oportunidade:

  • Aprofundar capacidades de aprendizagem informal (leitura autónoma e autoformação);
  • Reforçar as relações entre os agentes da comunidade e os cidadãos;
  • Fomentar uma visão crítica a respeito do consumo excessivo.

Esta iniciativa pretende que todas as bibliotecas escolares se associem a esta comemoração, nomeadamente no Dia da Biblioteca Escolar, para que todos possam partilhar estas visões e experiências. Para o efeito, foi criado dois hashtags (#diariografico_rbe; #vozesemrede_rbe), de modo a que as bibliotecas escolares possam publicar os seu trabalhos.

A leitura funciona como instrumento que pode libertar o ser humano da coação e manipulação, estimular o auto conhecimento, a compreensão crítica dos problemas e das soluções e o diálogo.

 


Sobre Cascais