Passar para o conteúdo principal
x
Fórum Cidade Amiga das Crianças
Quarta, Novembro 6, 2019

A iniciativa Cidades Amigas das Crianças, lançada pela UNICEF em 1996, tem como grande objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças, reconhecendo e realizando os seus direitos nas decisões, políticas e programas dos municípios e incentivando à adoção de uma política coordenada para a infância e adolescência.

No âmbito da transformação de Cascais numa "Cidade Amiga das Crianças", teve lugar nos passados dias 4 e 5 de novembro, na Nova SBE, em Carcavelos, o Fórum "Cascais, Cidade Amiga das Crianças", que juntou crianças jovens, pais, professores, educadores e executivo, em dois dias de atividades, partilha e construção de um melhor futuro. 

O evento arrancou com um momento muito importante para o concelho, em que foi assinado o Protocolo “Cascais, Amiga das Crianças,” entre a Câmara Municipal de Cascais e o Comité Português para a UNICEF. De recordar que, em 2017, Cascais candidatou-se ao reconhecimento como Município Amigo das Crianças, no âmbito do Programa Cidades Amigas das Crianças lançado pela UNICEF.

Ao longo dos dois dias, além da presença de figuras do executivo e de relevo na educação nacional e municipal, foram ainda possíveis de realizar Workshops, tendo em vista auscultar os intervenientes neste processo de educação sobre o que consideram mais pertinente e relevante para que o concelho siga o caminho de futuro necessário e adaptado para os jovens e crianças. Fizeram parte do programa Workshops dinamizados pela Dypall Network, pela Fundação Scholas Occurrentes e pela LEGO, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, promovendo a participação ativa dos jovens e o Diálogo Estruturado, entre os jovens e o intervenientes decisores. 

Dois dias que abrem porta para a Comemoração do 30.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, a 20 de novembro, e que promovem a colocação em prática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 11 e 17, que aborda a educação, a cidade e a comunidade sustentável e as parcerias para a realização de ações, promovendo o envolvimento de todos. 


Sobre Cascais