Passar para o conteúdo principal
x
Semana Europeia do Teste VIH | Hepatites

A Semana Europeia do Teste VIH/Hepatites realiza-se de 22 a 29 de novembro.

 

Esta semana é o culminar de um projeto de vários meses - "Cascais Na Via Rápida Acabar com a Epidemia do VIH e SIDA e Eliminar a Hepatite B e C até 2030" -, o qual teve o artista Keith Haring como mentor das ações implementadas. As obras do artista promoviam a sensibilização de questões como a repressão étnica, a homossexualidade e a SIDA.

 

Este projeto permitiu criar ações de sensibilização sobre a temática com os agrupamentos escolares do concelho de Cascais, como o concurso "Apanha Cascais na Via Rápida", no qual as turmas participantes deveriam criar um cartaz e/ou vídeo de sensibilização da SIDA e do VIH.

 

A Semana Europeia do Teste VIH/Hepatites vai começar com uma sessão de informação sobre o VIH/Hepatites na Loja Cascais Jovem, dia 22 às 15 horas. Esta sessão é uma parceria entre o Espaço S, a Ser+ e o ACES. Durante este dia, perto da Loja Cascais Jovem, e durante toda a semana, pelo concelho de Cascais, realizam-se testes rápidos em unidades móveis de rastreio da Ser+ em parceria com a farmácia de Alcoitão e o Espaço S.

 

Podes inscrever-te na sessão de informação aqui

 

sessao

 

Durante esta semana, o Centro Cultural de Cascais vai receber um ciclo de cinema bem como a exposição dos trabalhos realizados pelas turmas. 

 

Dia 1 de dezembro, celebra-se o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA. Para tal, vai realizar-se um debate sobre o tema na FNAC do CascaiShopping, no qual serão entregues os prémios vencedores das turmas do concurso "Apanha Cascais na Via Rápida".

 

Esta semana foi criada em 2013 pelo HIV in Europe, pretendendo sensibilizar as pessoas sobre a temática. Em 2015, a Semana Europeia do Teste alargou a sua intervenção para o rastreio da hepatite B e C.

 


Sobre Cascais