Partilhámos contigo o objetivo de desenvolvimento sustentável número 17, o último, que se debruça sobre as parcerias para a implementação dos objetivos e pretende-se reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Como tem já vindo a ser habitual, partilhamos agora algumas ideias e algumas iniciativas que te podem não só inspirar, mas também proporcionar experiências que irão mudar a tua vida e a daqueles que te são próximos.
Fica a conhecer alguns projetos relacionados com este ODS:
A Rede Social é uma medida de política social ativa que impulsiona o trabalho de parceria alargada tendo por base o desenvolvimento e a consolidação de uma consciência coletiva dos problemas sociais e contribuindo desta forma para a ativação das respostas e para a otimização dos recursos de intervenção ao nível do concelho e das freguesias através do planeamento estratégico territorializado da intervenção social local. É coordenada pela Câmara Municipal de Cascais e integra cerca de 100 organizações públicas e privadas. Funciona em plenário, comissões sociais de freguesia, grupos de trabalho e sub-redes temáticas. Elabora e executa planos de desenvolvimento social quadrienais fundamentados em diagnósticos sociais locais.
O programa de Cidades Geminadas com Cascais promove a união entre cidades de todo o mundo para obterem sinergias a nível cultural, social, económico, educacional, através da criação de iniciativas e mecanismos de cooperação. Algumas partilham referências históricas ou características geográficas comuns que favorecem a partilha de conhecimento e boas práticas. Inclui-se ainda uma dinâmica de interação entre as diásporas para a valorização da identidade e património cultural.
Cascais Data é um portal de entrada para informação onde é possível explorar dados sobre diversos temas através de “dashboards” dinâmicos para utilização livre, por qualquer um, para qualquer finalidade ou ainda aceder a outras fontes nacionais com informação sobre o concelho. Promove-se o conhecimento, a transparência e o envolvimento de toda a sociedade na vida no concelho e desenvolve-se um ecossistema de reuso e agregação de valor dos dados para o desenvolvimento de soluções inovadoras.Se não for em paz, apenas sobrevivemos. Vamos dar o nosso melhor!
A LIPOR baseia o seu envolvimento com as suas partes interessadas numa política de transparência, cooperação e políticas partilhadas, promovendo uma forte dinâmica com associações nacionais e internacionais que desempenham um papel relevante no setor ambiental. Destaca-se a subscrição da ALIANÇA ODS PORTUGAL, cujos objetivos gerais são os de sensibilizar, informar, concretizar, monitorizar e avaliar a contribuição do setor empresarial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O envolvimento em parcerias permite antecipar novas tendências, aumentar a rede de conhecimentos e a troca de informação, juntando esforços para resolver problemas comuns e dando um acesso privilegiado às melhores práticas ambientais.
A Missão Continente é a marca de referência das iniciativas de responsabilidade social do Continente. O seu principal objetivo é o de promover a mobilização e a sensibilização das pessoas e das comunidades, visando a inclusão social, o desenvolvimento económico e a proteção ambiental. A marca está dividida em três eixos: educação e saúde, comunidade e planeta. É sustentada pela vontade e pela cooperação de vários parceiros que desempenham um papel crucial na implementação das diferentes iniciativas. A rede de parceiros atua como uma plataforma de várias partes interessadas que disponibiliza conhecimento e ajuda técnica e de gestão às iniciativas da Missão Continente.
O Continente tem-se esforçado por desenvolver campanhas de sensibilização com vista à promoção do consumo responsável e de escolhas saudáveis, como, por exemplo:
- Aconselhamento nutricional (online e nas lojas);
- Campanhas de sensibilização nas escolas;
- Formação para colaboradores.
O Continente também esteve focado na transformação da rotulagem dos seus produtos, de forma a aumentar a transparência e promover padrões de consumo mais saudáveis e sustentáveis. Hoje, todos os produtos de marca própria Continente incluem informação sobre os ingredientes e o prazo de validade, para além de um semáforo nutricional adaptado a pessoas daltónicas, que associada um código de três cores aos nutrientes como gorduras, gorduras saturadas, sal e açúcar, por dose diária recomendada.
A Missão Continente – Saúde foi criada em 2003, pelo Continente, para ajudar organizações a assegurar financiamento para os respetivos projetos. O enfoque do projeto esteve sempre na saúde e no bem-estar, em particular, em saúde materno-infantil. Desde 2015 que um maior enfoque tem sido colocado em centros de saúde locais. Estas organizações têm de submeter os seus projetos, que são depois avaliados por um conselho de instituições especializadas. Os projetos também são submetidos a uma avaliação pública na internet. O dinheiro é angariado através da participação dos clientes, em lojas Continente locais.
Se, por um lado, temos a hipótese de conhecer estas parcerias que se espalham pelo nosso país, por outro temos nós próprios de agir junto das zonas mais desprotegidas que conhecemos, fazer o melhor que conseguimos e pudemos e que está ao nosso alcance.
Visita todos os ODS e todas as sugestões que te disponibilizámos e junta-te a uma causa.
Se te falta ainda aquele click, vê os documentário: Demain e Before the Flood
Organizações como a AMI , a CARE, a AIESEC ou ainda a CICV realizam diariamente trabalho em prol da Humanidade, do Mundo e dos povos e lutam contra a pobreza, a exclusão social, o subdesenvolvimento, a fome e as sequelas da guerra, em qualquer parte do Mundo.
Deixa-te inspirar por este espirito voluntário e faz mais!
VAMOS TRANSFORMAR O MUNDO