Passar para o conteúdo principal
x
João Kopke - Orador ELEVA O TEU POTENCIAL

A Conferência “Eleva o teu potencial” recebeu quatro oradores motivacionais com experiências inspiradoras para partilhar contigo - um público composto por diversos representantes de associações de estudantes do ensino secundário do nosso concelho.

O primeiro orador que subiu ao palco começou logo por surpreender. João Kopke é campeão de surf, músico de contrabaixo, cantor lírico, viajante e storymaker. A sua infância foi passada a fazer ginástica acrobática, durante o ano letivo. Mas o período de verão era sempre entediante para João. Foi, então, que surgiu o surf. A sua paixão pelo surf começou quando tinha 8 anos. Desistir nunca foi uma opção. João já foi campeão nacional de sub 14, sub 16 e sub 18, foi vice campeão europeu no Grom Search sub 16 e esteve no top 5 no campeonato nacional open. Através do surf, João consegue olhar para o mundo e contar histórias sobre ele, vendo o desporto como uma cultura de vida. Com o surf, surgiu a criação de vídeos. Para João, a sua vida foi toda encaminhada por várias oportunidades que ele não deixou escapar.

Na conferência, mostrou o segredo para o sucesso através do conceito de “propósito consciente”, isto é, através de uma definição clara, concisa e refletida do objetivo, é mais fácil organizar e estabelecer o processo/meios para o atingir. Essencialmente, tu deves ter a resposta que dás à tua pergunta “porque é que faço isto?”, servindo para compreender a tua ação.

João deixou a audiência surpresa ao trazer o seu contrabaixo ao palco para tocar e cantar uma música. Pretendia mostrar aos jovens que com foco, organização e trabalho, os sonhos podem ser realizados, ainda que se erre, que os resultados não sejam sempre imediatos e que o tempo não abunde. Quem tem esta vontade, vai organizar e vai ser proativo.

A principal mensagem que João quer transmitir aos jovens é: Espalhem tudo, espalhem as coisas boas e vamos tentar ter mais pessoas com vontade porque mais pessoas com vontade são mais a fazer.


Sobre Cascais