Passar para o conteúdo principal
x
Scholas Occurrentes

Estão neste momento presentes em 190 países e integra mais de 400 mil centros educativos, chegando a mais de 1 milhão de crianças e jovens.

O programa Scholas Occurrentes começou em 2001, em Buenos Aires, pelo arcebispo da Cidade, Jorge Bergoglio, atual Papa Francisco. A sua sede em Cascais, localizada na antiga escola Conde Ferreira, no Centro Histórico de Cascais, foi inaugurada a 21 de Março de 2019.

O Scholas Occurrentes tem sede na Argentina, na Cidade do Vaticano, na Colômbia, em Espanha, no Haiti, no Itália, no México, em Moçambique, no Panamá, no Paraguai, em Portugal e na Roménia.

Em Cascais, há agora mais oportunidades para os jovens se expressarem através das artes. Este projeto vai buscar dentro de cada jovem o melhor que há em si, criando um sentido de cidadania e responsabilidade em cada um deles.

Este programa tem a duração de seis dias. Todas as manhãs, os jovens juntam-se para se expressarem através do jogo, arte e pensamento. Além disso, selecionam dois problemas que os afetam no dia a dia e, depois de cinco dias de análise, criam soluções que são apresentadas aos representantes locais.

Um dos projetos que desenvolvem é o Scholas Música. Este programa é para jovens dos 13 aos 21 anos que se reúnem para criar uma música grupal, para a gravarem e produzirem um videoclipe.

O workshop de música inserido no projeto Scholas Música, em Cascais, ocorre todas as terças-feiras às 17h30 na Rua do Colégio 5.

Como o projeto Scholas Música existem outros inseridos no mesmo programa, uns orientados para os jovens e comunidade, e outros para as faculdades e professores.

No Arte Scholas, os jovens, entre os 13 e os 21 anos, são incentivados a exprimir a sua criatividade através da pintura e da música. No Desporto Scholas, que inclui o FutVal e BoxVal, os jovens trabalham em conjunto com clubes e escolas desportivas dos bairros, realizando formação de formadores.

O Tecnologia Scholas, que inclui o programa Scholas Social, é uma plataforma que facilita a comunicação e colaboração de instituições educativas para promover a Cultura de Encontro, e o Scholas Labs Jam, é um programa para jovens, entre os 16 e 18 anos, apaixonados pela inovação que se reúnem para criar serviços e modelos que resolvam problemas da comunidade.

O Cátedras Scholas faz ainda parte do leque de projetos que o programa Scholas Occurentes engloba. Está virado para as universidades, criando uma rede de 100 universidades de 34 organizações com o objetivo de difundir ideias, propostas e envolver os estudantes no processo de gerar atividades de serviço à comunidade.

Este programa ajuda-te a melhorar o teu futuro e a ajudar a tua comunidade. Tu podes ser um change maker. Faz parte da Scholas Occurrentes!


Sobre Cascais