Passar para o conteúdo principal
x
Programas Voluntariado Páscoa

As inscrições para os Programas de Voluntariado Jovem, Edição Especial Páscoa, promovidos pela Câmara Municipal de Cascais, estão abertas.

Durante as férias da Páscoa, os jovens de Cascais podem ser agentes de mudança e participar nos Programas de Voluntariado da Cascais Jovem, onde, além de contribuírem para a comunidade, promovem a cidadania ativa e o espírito de entreajuda.

A Edição Especial Páscoa é composta por 4 programas de voluntariado jovem: Cultura no Bairro, Férias na Desportiva, Locals e Natura Observa.

Estes programas contribuem para o desenvolvimento pessoal dos jovens através de uma ocupação saudável dos tempos livres, mobilizando-os para um serviço à comunidade, desenvolvendo competências de responsabilidade e de solidariedade, entre outras. Com o voluntariado jovem, tu podes ganhar novas competências pessoais. Mas o que são estas competências? A confiança, a autoestima, a tua iniciativa e proatividade, a assertividade e o espírito de equipa são algumas soft skills que podes adquirir nestes 4 projetos de Páscoa. Parecem competências simples e quase inerentes a ti, certo? No entanto, são muito valorizadas na tua vida pessoal e no teu futuro, no mercado de trabalho.

As tuas competências comunicacionais também são melhoradas. Saber falar em equipa, saber abordar um turista ou um desconhecido ou até falar com o teu chefe. Estes projetos permitem-te consolidar estas competências. Sai da tua zona de conforto e desafia-te. Novas experiências vão fazer-te progredir.

Através destes programas, a Cascais Jovem alinha a sua estratégia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5, 8, 10, 11, 13, 14, 15, 17, com o foco num futuro sustentável e inclusivo.

Cultura no Bairro destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos. Este programa tem como objetivo reforçar, divulgar e qualificar os equipamentos culturais da Câmara Municipal de Cascais, potenciando Cascais como destino turístico e cultural de excelência.

O programa Férias na Desportiva destina-se a jovens entre os 15 e os 25 anos e tem como objetivo promover a ocupação ativa e saudável dos jovens, fomentar o gosto pela atividade física e contribuir para qualificar as atividades de âmbito desportivo do município.

O programa Locals é dirigido a jovens entre os 15 e os 30 anos. Os Locals recebem os visitantes da Vila de Cascais, orientam e sugerem os melhores locais a visitar. Aqui, os jovens desenvolvem competências de comunicação, relacionamento inter-pessoal, linguísticas, profissionais, entre outras.

O Natura Observa, desenvolvido em parceria com a Cascais Ambiente, na área protegida do Parque Natural Sintra-Cascais, destina-se a jovens entre os 16 e os 30 anos. O objetivo é a consciencialização para a importância da conservação do património natural, e fomentar a educação para o desenvolvimento sustentável.

As inscrições para todos os programas podem ser feitas através do preenchimento dos formulários disponíveis aqui.


Sobre Cascais