Passar para o conteúdo principal
x
Dia da Poesia

Dia 21 de Março é o Dia da Poesia e como tal não podia deixar de ser celebrado, deste modo durante o dia de hoje irão ser declamados poemas em direto às 14h30, 19h e 21h no Instagram da Cascais Jovem (@cascaisjovem) e irá ser relembrada a ligação dos poetas a Cascais.

Cascais foi escolhido por inúmeros poetas como fonte de inspiração ou local de habitação, muitos foram os que se apaixonaram por esta Vila tão bonita que é Cascais entre eles estão nomes como Almeida Garrett, Fernando Pessoa ou Branquinho da Fonseca.

Almeida Garrett visitou Cascais em 1849 onde aproveitou para visitar a Viscondessa Nossa Senhora da Luz por quem se apaixonou. Viveu no Estoril devido às propriedades terapêuticas das águas e  escreveu grande obras como "Frei Luís de Sousa" e "Viagens à minha Terra". Foi criador do Conservatório de Arte Dramática e fundador do Teatro Nacional Dona Maria II.

Fernando Pessoa, fascinado por Cascais e pelos seus encantos, viveu durante muitos anos nesta Vila na Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, candidatou-se ao cargo de Conservador do Museu-Biblioteca Conde de Castro Guimarães. O mar de Cascais foi a sua grande inspiração para a sua obra "Mensagem".

Para saberes mais sobre os poetas que viveram em Cascais consulta a Rota Literária.


Sobre Cascais