Passar para o conteúdo principal
x
Dia do Associativismo Jovem 2020

A 30 de abril assinala-se o Dia do Associativismo Jovem e sendo uma das áreas fudamentais da Cascais Jovem, não o podíamos deixar passar em branco!

O Associativismo Jovem é uma excelente escola de cidadania. O objetivo principal é capacitar e motivar os jovens a serem mais participativos nas suas comunidades, tornando-se cidadãos mais conscientes e detentores dos valores democráticos.

Cascais tem-se reinventado, continuando sempre a apoiar o movimento associativo juvenil, e hoje são todos convidados a participar nas nossas atividades a partir de casa.

Das 15h às 18h acontece a Viagem Virtual do AEleva-te, projeto integrado no Programa de Capacitação Juvenil da Cascais Jovem e desenvolvido em parceria com o Movimento Transformers. Durante os próximos dois dias, os participantes poderão assistir a várias talks online com convidados especiais que irão debater o papel dos jovens e do associativismo.

Ao final do dia, acontecerá uma reunião online do Conselho Municipal para os Assuntos da Juventude (CMAJ), que contará com a presença do Vereador da Juventude, Frederico Nunes, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, Rita Saias, Presidente da Direção do Conselho Nacional da Juventude e Tiago Rego, Presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis.

Esta é uma área em que o Município reforça a sua aposta ano após ano. Espelho disto é o grande número de entidades que representam este movimento no concelho: 38 Associações Juvenis em Cascais e muitas delas já com uma longa história.

Queres conhecer as associações mais antigas?

  • O Grupo 16 de Carcavelos já tem 92 anos de existência, sendo o grupo da AEP (Associação dos Escoteiros de Portugal) mais antigo do concelho
  • O Agrupamento 71 da Parede conta com 61 anos, sendo o agrupamento do CNE (Corpo Nacional de Escutas) mais antigo do concelho
  • A Companhia de Guias da Parede celebra os 53 anos e é a companhia da AGP (Associação de Guias de Portugal) mais antiga do concelho

 

Já há muito que Cascais se destaca no associativismo jovem. Contamos contigo para o continuar a ser!

“Deixa o mundo um pouco melhor do que o encontraste”- Baden Powell

 


Sobre Cascais