Passar para o conteúdo principal
x
No 3º Período, Capacita-te em Casa com Joana Bacelar

A Joana Bacelar foi a segunda convidada do No 3º Período, Capacita-te em casa, o novo projeto da Capacitação Juvenil. Durante a sessão, que teve lugar no dia 6 de maio, a jovem oradora partilhou connosco as suas aventuras de mobilidade internacional, tais como a experiência Erasmus na Alemanha, o voluntariado na Suécia, as experiências profissionais na Rússia e na Irlanda, a experiência escutista internacional e ainda as viagens que já fez. A Joana já visitou 65 países do mundo e muitas dessas viagens foram feitas a solo!

Todos os participantes desta sessão digital na plataforma Zoom tiveram a oportunidade de colocar várias perguntas à Joana, entre as quais se destacaram:

Pergunta: Viajando sozinha, como sabes quando deves confiar em alguém?

Resposta: Há 10 anos que eu confio nas pessoas, enquanto escuteira no meu país, para me darem água para o cantil, quando é preciso. Porque não confiar em alguém que me quer ajudar? Acho que as pessoas no mundo são boas e de que devemos confiar umas nas outras. Depois de ter visitado 65 países, ainda tenho mais a certeza disso. Se o fizermos, vamos ter muito boas surpresas, muito mais do que más. É isto que eu quero mudar na mentalidade das pessoas. Se eu confio num português, porque é que não hei de confiar num iraniano? Para mim, as pessoas são iguais!

Pergunta: Sentes que, por seres rapariga, estás sujeita a mais perigos?

Resposta: Acho precisamente o contrário. Por ser rapariga, as pessoas tendem a ajudar-me mais. Tendem a ver a rapariga como alguém mais frágil e que precisa de mais ajuda... Enquanto rapariga, sinto-me mais protegida porque as pessoas tendem a ir ter comigo mais vezes, a confiar mais em mim e, também, a proteger-me mais.

Pergunta: Tens algumas dicas para as pessoas que são mais introvertidas e que têm mais medo de se “atirarem”, mas que estejam a considerar viajar sozinhas pela primeira vez? Como podemos participar numa destas experiências de mobilidade internacional?

Resposta: Existem vários programas que são totalmente financiados: intercâmbios, serviço voluntário europeu, training courses, estágios... Falamos de projetos de entidades como a Cascais Jovem, a Rota Jovem, a Check-in, a ProAtlântico, a INOV Contacto, e ainda o PEPAC do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Se quiserem ir viajar, diria que a Europa e o Sudeste Asiático são, para mim, os sítios que considerei mais fáceis e “simpáticos” para o fazer. Para o Sudeste Asiático, é necessário um grande investimento na viagem, mas depois, lá, as coisas são baratas. Na Europa, é um bocadinho ao contrário. Os países dos Balcãs, como Montenegro, Albânia ou Sérvia são mais em conta e também têm praias boas.

Pergunta: O que trazes das viagens?

Resposta: Trago um enorme amor pela diversidade cultural e pelo ser humano. Somos seres incríveis e, infelizmente, às vezes, vemos o contrário nas notícias. Regresso sempre cheia de amor e de alegria para dar e para partilhar com os outros. Trago muita confiança no próximo e, claro, trago sempre algumas histórias para contar!

Pergunta: Já pensaste em ser viajante profissional?

Resposta: Sim, já pensei! Talvez um dia, quem sabe... Estou à espera que essa vontade venha num momento mais oportuno que este.

A Joana trabalha como Coordenadora Executiva de Projetos Pedagógicos no Corpo Nacional de Escutas. É ainda Conselheira do Conselho Nacional de Educação em representação do Conselho Nacional de Juventude, Membro da Equipa para a Sustentabilidade da Região Europeia da Organização Mundial do Movimento Escutista e Coordenadora da Equipa Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do CNE. O escutismo é parte da sua vida e considera que foi assim que aprendeu a confiar na boa natureza das pessoas, aprendizagem que procura levar consigo em todas as viagens que faz!

Agradecemos muito à Joana Bacelar pela sua espetacular partilha de experiências e por ter conduzido a sessão de forma dinâmica, divertida e inspiradora! Se quiseres acompanhar as grandes viagens da Joana, visita o seu blog Humankind Around the World, onde nos conta histórias acerca dos lugares e dos povos que conhece (link:  https://joanabacelarblog.wordpress.com/)


No próximo sábado, dia 9 de maio, celebramos o Dia da Europa com o Diogo Costa, Vice-Presidente da Associação de Estudantes da Nova SBE, que nos vai falar da sua experiência Erasmus em São Petersburgo, na Rússia! Se quiseres ter a oportunidade de assistir a esta e a outras sessões do No 3º Período, Capacita-te em casa, não te esqueças de te inscrever previamente no formulário disponível aqui.

Tal como a Joana disse, também a Cascais Jovem tem vários projetos internacionais direcionados para os jovens e, por isso, segue-nos nas redes sociais, para que fiques a par de todas as novidades!

CAPACITA-TE EM CASA!

 


 

 


 


 

 

 

 

 


 

 


 


Sobre Cascais