Passar para o conteúdo principal
x
No 3º Período, Capacita-te em casa no Dia da Europa: Diogo Costa partilha connosco a sua experiência Erasmus

Celebrámos o Dia da Europa, no sábado, dia 9 de maio, com uma sessão extra do novo projeto da Capacitação Juvenil, No 3º Período, Capacita-te em casa. O Diogo Costa, vice-presidente da Associação de Estudantes da Nova SBE, partilhou com todos os participantes desta sessão digital, na plataforma Zoom, a sua experiência Erasmus em São Petersburgo, na Rússia, desde o processo burocrático inicial até às histórias mais insólitas que trouxe deste período, em que teve o privilégio de estudar um semestre num país estrangeiro.

Os participantes colocaram várias perguntas ao Diogo acerca deste tema:

Pergunta: Tiveste facilidade nas equivalências às disciplinas do teu curso?

Resposta: Sim, tive equivalências a todas as disciplinas. Tinha de fazer um certo número de ECTS e como, na Rússia, os créditos valem menos do que valem cá, fiz mais cadeiras. Antes de irmos de Erasmus, existe uma tabela de conversão, onde se equipara o sistema de notas do país de acolhimento com o do nosso. Para mim, este processo foi fácil.

Pergunta: Como eram as tuas aulas?

Resposta: Gostei das aulas, que eram principalmente em inglês, e tive professores muito bons. As disciplinas que frequentei eram parecidas com as que teria cá, na área de Finanças. O método de avaliação pareceu-me mais fácil... Em Portugal, temos outro ritmo no método de ensino, mas tenho de confessar que estudei muito mais lá do que estudava cá!

Pergunta: O que consideraste mais complicado no teu processo de adaptação?

Resposta: A adaptação foi difícil, porque em Portugal estamos habituados a que a maioria das pessoas fale inglês e isto acontece muito na minha faculdade, a Nova SBE, onde essa é a língua mais falada. Na Rússia, não é bem assim, sobretudo em São Petersburgo. As pessoas falam apenas russo, ou então outras línguas dos países em redor. As questões culturais também foram difíceis. As pessoas dizem que os russos são muito fechados, mas esse é um preconceito nosso. São diferentes de nós, latinos. Não tem que ser uma coisa boa, nem uma coisa má! Simplesmente, é outra cultura, e outro clima também. Vivem num ambiente diferente e de forma diferente.

Pergunta: Qual foi a maior lição que retiraste da tua experiência Erasmus?

Resposta: Foi o sentido de responsabilidade! Sinto que as experiências que tive me fizeram crescer enquanto pessoa. Aprendi que, se calhar, às vezes, tenho de pensar mais, antes de fazer logo as coisas.

Uma experiência Erasmus muda a tua vida e tens a oportunidade de conhecer pessoas de outras culturas! Capacita-te e dá-te as ferramentas necessárias para enfrentares desafios e ultrapassares obstáculos. O Diogo aprendeu muito durante a temporada em que estudou num país completamente diferente de Portugal e esta experiência marcou-o tanto, que confessa que quer voltar à Rússia, talvez para construir uma carreira profissional!

Agradecemos muito ao Diogo Costa pela forma entusiasta e disponível com que partilhou toda a informação!

Se tiveres oportunidade e interesse em fazer Erasmus durante o teu percurso académico e de, assim, alargar os teus horizontes, não te esqueças de te informares junto do Gabinete de Mobilidade Erasmus da tua faculdade, pois podem ajudar-te como ninguém! Cada estabelecimento de ensino superior tem parcerias com diferentes universidades europeias, pelo que a tua experiência pode diferir, em certos aspetos, da do Diogo, mas vai ser, igualmente, inesquecível e gratificante!

Podes saber mais sobre o Programa Erasmus + e outros projetos internacionais nestes sites:

  • Cascais Jovem: https://jovem.cascais.pt/pt-pt/programas-internacionais
  • Cascais: https://www.cascais.pt/sub-area/erasmus
  • Comissão Europeia: https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/about/who-can-take-part_pt
  • Rota Jovem: http://home.rotajovem.com/intercacircmbios.html

Não te esqueças que a próxima sessão do No 3º Período, Capacita-te em casa é já esta quarta-feira, dia 13 de maio! Vamos receber a Maria Giestas, da Associação Cultural Teatro ao Minuto, que vai conduzir um workshop de comunicação! Queres participar nesta e noutras sessões? Inscreve-te previamente no formulário disponível aqui.

 

CAPACITA-TE EM CASA!


Sobre Cascais