Passar para o conteúdo principal
x
No 3º Período, Capacita-te em casa: Dicas de sustentabilidade em tempos de crise com Carolina Gonçalves

No dia 27 de maio, recebemos a jovem Carolina Gonçalves, fundadora do Movimento Claro, que conduziu um workshop de sustentabilidade em tempos de crise No 3º Período, Capacita-te em casa, o projeto da Capacitação Juvenil.

Durante a sessão na plataforma Zoom, a Carolina partilhou connosco várias dicas para reduzirmos a nossa pegada ecológica, mesmo durante a pandemia que atravessamos.

 

Segue os conselhos da Carolina Gonçalves e não te esqueças de...

1) Andar menos de carro e mais de transportes públicos ou de bicicleta;

2) Evitar o uso de produtos em spray;

3) Reduzir o consumo de carne;

4) Utilizar produtos locais e escolher fazer férias no país;

5) Optar por conferências e reuniões digitais, para evitar deslocações desnecessárias;

6) Comprar a granel;

7) Reduzir o consumismo de impulso e começar a olhar para a origem e para a produção dos produtos.

 

Evita e reduz o uso de descartáveis:

8) Opta por utilizar cantis em vez de comprares garrafas de água de plástico;

9) Usa sacos reutilizáveis quando vais às compras;

10) Evita os copos e os talheres descartáveis, ao transportares contigo os teus próprios utensílios;

11) Procura substituir alguns produtos de plástico que tens em casa e que poderão ser substituídos por outros mais sustentáveis. Alguns exemplos: escova de dentes com cabo de bambu, champô sólido, desodorizantes com pedras de alúmen ou até mesmo pasta de dentes sólida que vem em embalagens de vidro.

 

Sabias que... o confinamento provocado pela pandemia de Covid-19 teve efeitos benéficos no ambiente, através da diminuição da atividade industrial e do tráfego rodoviário e aéreo? As emissões de gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono, diminuíram e a qualidade do ar aumentou.

O Movimento Claro é uma associação juvenil sem fins lucrativos, fundada em 2018, que procura envolver e trabalhar o tecido empresarial, de modo a procurar soluções amigas do ambiente, ajudar o setor HoReCa (hotéis, restaurantes e cafés) a reduzir o seu impacto ambiental e, ainda, consciencializar a comunidade escolar, através do projeto Reciclaro, em parceria com a Cascais Jovem.

Agradecemos muito à Carolina Gonçalves pela dinamização deste workshop de sustentabilidade!

A última sessão do No 3º Período, Capacita-te em casa terá lugar na quarta-feira, dia 3 de junho. Para terminarmos este capítulo da melhor forma, vamos receber a Inês Alexandre, CEO do Movimento Transformers, que vai partilhar a sua experiência na área do empreendedorismo social. Não te esqueças de te inscrever no formulário disponível aqui para participares nesta sessão!

 

CAPACITA-TE EM CASA!


Sobre Cascais