Passar para o conteúdo principal
x
Ativoluntário

Esta semana, demos início ao AtiVoluntário, um Projeto de incentivo à participação cívica, inserido no Programa de Capacitação Juvenil da Jovem Cascais e que se encontra a ser realizado em parceria com o Colégio Amor de Deus.

 

Este Projeto tem, como objetivo principal, ativar o Voluntário que existe dentro de cada um dos jovens, incentivando-os e empoderando-os para que sejam cidadãos ativos.

 

Com o AtiVoluntário, pretendemos que os jovens adquiram e desenvolvam competências como empatia, partilha, honestidade, espírito de equipa e cooperação, autoconfiança e respeito pelo outro. Consideramos estes valores elementos motivadores que ajudarão a direcionar as ações dos futuros voluntários, contribuindo firmemente para a unidade do Projeto e, acima de tudo, para o crescimento dos jovens.

 

O Projeto será desenvolvido ao longo de dez sessões por cada turma dos 10º e 11º anos do Colégio Amor de Deus, durante as quais serão trabalhados vários conteúdos e conceitos essenciais à prática do Voluntariado, como, por exemplo, os seus Valores e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

A sessão de apresentação do Projeto deu a conhecer, a cada turma, a equipa da Jovem Cascais que acompanhará e que dinamizará o AtiVoluntário. Os estudantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecerem os nossos vários Projetos e iniciativas para a Juventude, assim como a estrutura e o funcionamento do AtiVoluntário.

 

highlight desta primeira sessão foi o lançamento do primeiro desafio do Projeto aos jovens: olhar para o par e identificar as características do colega que consideravam destacar-se mais no seu rosto. A realização desta dinâmica levou a que os jovens se encarassem e se olhassem, de frente e de igual forma, mesmo que não se conhecessem tão bem e independentemente de tudo aquilo que pudessem ter em comum, ou de tudo aquilo que os pudesse diferenciar. Desta forma, foram sensibilizados para a importância que tem colocarem-se no lugar do Outro. 

 

A equipa da Jovem Cascais pretende, com o desenvolvimento deste Projeto, capacitar e consciencializar os jovens para que consigam identificar as principais necessidades na sua comunidade escolar e, consequentemente, criar soluções para os desafios que encontraram.

 

O Projeto AtiVoluntário procura cumprir as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável número 4, Educação de Qualidade, e número 10, Reduzir as desigualdades.

 

Pretendemos cumprir o quarto ODS ao garantir que os jovens alunos envolvidos no Projeto adquirem conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, através da educação, dos direitos humanos, da igualdade de género, da cidadania global, entre outras vertentes.  

 

O décimo ODS, por sua vez, procurará ser cumprido através do empoderamento e da promoção da inclusão social de todos os jovens participantes do AtiVoluntário e dos membros da comunidade escolar/local, independentemente das características que os distinguem entre si.