Passar para o conteúdo principal
x
AtiVoluntário | Momentos de Inspiração

A inspiração também faz parte do processo de capacitação e, por isso, a sexta sessão do AtiVoluntário, o Projeto de incentivo à participação cívica que se encontra a ser desenvolvido em parceria com o Colégio Amor de Deus, foi dedicada ao acolhimento de várias entidades que promovem a prática do Voluntariado.

Foi realizado um levantamento prévio, junto de cada turma envolvida no Projeto, em relação à área de intervenção de Voluntariado que gostariam de conhecer melhor – envolvendo, uma vez mais, os jovens estudantes no próprio processo de construção do AtiVoluntário. Posteriormente, e de acordo com os resultados recebidos - social, desporto, proteção animal, ambiental e saúde -, as turmas tiveram oportunidade de conhecer algumas entidades, que se deslocaram até à escola para realizarem as respetivas apresentações, com foco nas ações de Voluntariado que dinamizam e realizam ao longo do ano. A Associação Helpo opera nas áreas da educação, da ação social e da saúde, tendo apresentado os seus projetos de Voluntariado com impacto nas crianças em idade escolar. Ainda a nível da saúde, duas jovens estudantes desta área partilharam a sua experiência no Programa Voluntários Cascais Jovem – Edição de Desconfinamento – Apoio aos enfermeiros, que teve como objetivo o apoio a profissionais de saúde no acolhimento de utentes para a realização de testes à Covid-19. No âmbito da proteção animal, a Associação São Francisco de Assis  é, frequentemente, acompanhada por Voluntários, que são parte essencial da sua atividade e que auxiliam na proteção dos animais de companhia, ao contribuírem para o seu bem-estar através, por exemplo, da realização de trilhos com os cães residentes. A Para Onde? foi mais uma das entidades acolhidas no AtiVoluntário e apresentou aos jovens um dos seus vários Projetos, de educação através do desporto, desenvolvido em Cabo Verde. A sexta sessão do Projeto contou, ainda, com a presença da Associação Juvenil Movimento Claro, interveniente na área ambiental, que promove ações de Voluntariado através de limpezas de praia, de projetos de recolha de brinquedos feitos de plástico para que sejam reciclados e, ainda, através de um evento ecológico anual de angariação de fundos. Last but not least, a organização Scholas Occurrentes apresentou-se como um espaço de partilha aberto aos jovens, onde é dada prioridade à aprendizagem não formal, sendo possível desenvolverem, através da arte e do desporto, várias competências. Alguns destes jovens acabam, posteriormente, por replicar essas ações com jovens mais novos, através da partilha dos seus talentos individuais.

As diferentes entidades procuraram inspirar os estudantes através da partilha de testemunhos e de práticas concretas. Encerrou-se, desta forma, mais uma semana do Projeto AtiVoluntário. O objetivo desta sexta sessão foi sensibilizar os jovens para a prática de Voluntariado nas áreas com que mais se identificam, para que encontrem um espaço onde possam despender do seu tempo, enquanto Voluntários!