
Já acordaste a meio da noite com uma ideia que parecia solucionar todos os teus problemas? Isso já deve ter acontecido com muitos de nós, mas a verdade é que nem sempre tiramos a ideia do papel. Na rubrica Coisas de Adultos desta semana vamos mostrar-te como é possível criares o teu próprio negócio e finalmente concretizares o teu sonho.
Há diversos passos que deves cumprir para criares o teu negócio.
- Ideia!
O primeiro passo pode parecer óbvio, mas é fundamental para o desenvolvimento do teu projeto. A ideia para o teu negócio pode surgir de uma necessidade que sentes no mercado ou pode aparecer enquanto estás a praticar o teu desporto preferido. O importante é identificar qual o teu produto ou serviço, para quem pretendes vender e se é possível obter lucro.
Acreditas que tens um perfil empreendedor, mas ainda não tiveste uma ideia única? Procura e estuda casos de sucesso. É possível adquirir muito conhecimento com projetos que tiveram êxito e, ainda, podes encontrar uma oportunidade de negócio que ainda não foi explorada.
- Testar a tua ideia
Partilha a tua ideia com pessoas de confiança e até com potenciais clientes. O objetivo é perceber o potencial do teu negócio e se ele responde a uma necessidade existente no mercado.
- Selecionar a tua equipa
Um bom trabalho é sempre feito em equipa. Procure pessoas que partilhem dos mesmos objetivos e que tenham as qualidades técnicas necessárias para a realização do trabalho. O ideal é criar uma equipa com competências distintas, para a realização de diferentes funções, mas que se complementem.
Nesta fase deverá também pensar se tem o objetivo de abrir a empresa sozinha ou se prefere fazê-lo em sociedade.
- Criação de um Modelo de Negócios
O modelo de negócios deve responder a três questões principais: o quê é o meu produto ou serviço, como pretendo acrescentar valor ao cliente e gerar receita e, ainda, a quem se dirige o meu negócio. Trata-se de um breve documento que deve responder às questões e apresentar as necessidades que pretende suprir, os segmentos de clientes, os canais de distribuição e a estrutura de custos.
Se não sabes como podes criar um modelo de negócios, fica atento às redes sociais da Cidade das Profissões pois tem uma variedade de workshops e um dos workshops é relacionado com a criação de um plano de negócios!
- Desenvolvimento de um Plano de Negócios
O plano de negócios é uma espécie de Modelo de Negócios mais detalhado. Neste documento deve conter todas as informações sobre o produto ou serviço, inclusive análises do mercado, planos de investimentos e a rentabilidade do projeto.
Este documento serve para explicar como pretendes tornar a tua ideia num negócio viável e rentável, com todos os passos de cada fase.
- Financiamento do Projeto
Com o desenvolvimento de um plano de negócios completo é possível observar quais serão as necessidades do projeto e a partir daí escolher como pretende financiar o mesmo.
O financiamento pode ser feito com capitais próprios ou com investidores externos. O Plano de Negócios vai servir também para apresentar a tua ideia para os possíveis investidores.
- Escolha da Localização
Quando falamos de restaurantes percebemos logo como a escolha da localização pode ser importante. Entretanto, mesmo no caso de negócios que se apresentam apenas online, essa escolha é também fundamental.
A localização deve adequar-se ao teu negócio e ao público que pretende alcançar. Nesta fase deverá também escolher se quer um espaço próprio ou arrendado.
- Criação da Empresa
Chegou então a fase da constituição formal da empresa. A Agência DNA Cascais, que tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento do empreendedorismo sobretudo jovem e social no Concelho de Cascais, disponibiliza o serviço “Empresa na Hora”, onde podes obter mais informações sobre a criação e o desenvolvimento de empresas.
Para mais informações podes ver o que o Governo e o DNA Cascais oferecem. Agora que já sabes todos os passos que tens de seguir para tirar a tua ideia do papel, do que estás à espera?
Fontes:
https://www.dnacascais.pt/wp-content/uploads/2016/01/7passos.pdf
https://eportugal.gov.pt/inicio/espaco-empresa/planear-o-negocio
https://exame.com/pme/quais-sao-as-diferencas-entre-modelo-e-plano-de-negocio/