Passar para o conteúdo principal
x
AEleva-te | 2º Parlamento

Realizou-se nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, o segundo parlamento promovido pelo AEleva-te, o Projeto Formativo de Incentivo à Participação Cívica que está integrado no Programa de Capacitação Juvenil, desenvolvido pela Jovem Cascais.

 

Os parlamentos reúnem representantes de todas as Associações de Estudantes no concelho de Cascais para promover o trabalho em equipa e a união entre as escolas em prol dos mesmos objetivos. Durante as reuniões, cria-se um espaço onde os jovens têm voz e podem efetivamente trabalhar em projetos que podem mudar positivamente a sociedade.

 

No primeiro parlamento, as AE’S reuniram-se virtualmente para a perceção de problemas sociais. Foram criados sete grupos, onde foram discutidos os diferentes problemas sociais do município e identificado em cada grupo o problema que gostariam de trabalhar:

- Drogas em ambiente escolar

- Impacto negativo da poluição nos oceanos

- Apoio aos sem abrigo

- Empreendedorismo

- Melhoria dos transportes públicos

- Aulas de política nas escolas

- Falta de preparação dos jovens para o futuro.

 

Já o segundo parlamento teve o objetivo de explorar e analisar detalhadamente cada um dos problemas. Numa primeira fase os grupos, os 23 participantes das 6 Associações de Estudante presentes tiveram a oportunidade de conversar com 10 técnicos da Câmara de Cascais, estes partilharam com os jovens as ações e projetos que o município já desenvolve para solucionar os problemas identificados previamente. Então, a segunda fase foi dedicada a criar uma solução inovadora. Cada grupo voltou a reunir-se para pensar na conversa anterior com os técnicos, nas soluções já existentes e, finalmente, desenvolver em conjunto novas formas e projetos capazes de contribuir para a solução dos problemas.

 

Numa fase final, os jovens partilharam de forma sucinta algumas das soluções encontradas e os benefícios dos debates realizados. Surgiram propostas de Gap Day nas escolas e até a proposta da realização de um Webinar com decisores políticos.

 

O próximo parlamento acontecerá a 17 de março e a meta será continuar a trabalhar as novas ideias e desenvolver propostas que podem vir ser realizadas pelos jovens das Associações de Estudantes de Cascais.

 

#CascaisÉCapacitação