Passar para o conteúdo principal
x
AEleva-te | 5º Workshop

Sabias que... num universo de 7 846 mil milhões de pessoas, 4,1 mil milhões usa a Internet e 3,4 utiliza redes sociais, incluindo 5,3 milhões de portugueses? No quinto workshop do AEleva-te, projeto desenvolvido pelo Programa de Capacitação Juvenil da Jovem Cascais, participaram 33 jovens estudantes de sete Associações de Estudantes do concelho de Cascais, os quais assistiram a um total de 14 horas de capacitação nas temáticas de gestão de um plano de comunicação e das redes sociais de uma Associação de Estudantes.

Este workshop teve como objetivo a aquisição de competências relacionadas com este conteúdo, tais como responsabilidade, comunicação, proatividade, inovação, criatividade, dinamismo e adaptabilidade. Durante esta sessão, os jovens envolvidos no projeto tiveram a oportunidade de aprender a elaborar um plano de comunicação para os eventos e para as atividades que planeiam desenvolver enquanto Associação de Estudantes, ao procurar distribuir tarefas aos diferentes elementos de forma equitativa e delinear a forma como as ações seriam divulgadas no âmbito da sua escola.

O Marketing Digital define um conjunto de ações executadas a fim de promover a marca e aumentar as vendas/notoriedade através dos canais online, tais como o Facebook e o Instagram.

Um dos objetivos principais deste workshop foi dar a conhecer o novo conceito de Influencer, o qual surgiu mediante o boom da utilização das redes sociais pela geração Z.

O Influencer é uma pessoa capaz de persuadir e inspirar o comportamento dos seus seguidores digitais apenas com a partilha de conteúdo público, e o seu grau de influência depende da relevância, ressonância e alcance das suas publicações.

Foi demonstrado que existem dois tipos de Influencers, os que ganham a sua reputação recorrendo exclusivamente à Internet, conhecidos como os Macro Influencers. E aqueles que procuram sensibilizar o seu público para angariar mais vendas são os Mega Influencers.

Após uma introdução a estes novos termos foi proposto aos participantes deste workshop um desafio, criar uma campanha online e uma estratégia de sensibilização para solucionar um problema atual da Escola Secundária de Cascais.

Mas como se constrói um plano de comunicação?

  1. Ver eventos e atividades que estejam planeadas;
  2. Definir tarefas e os membros responsáveis;
  3. Pensar qual é a melhor forma de divulgar o evento e qual o público-alvo a atingir;
  4. Planear as a ações em cada um dos canais de comunicação.

O planeamento deve ser feito com antecedência, nomeadamente cerca de 15/30 antes das ações ou dos eventos acontecerem. Há algumas ferramentas que possibilitam a facilidade neste processo, como por exemplo, o Trello, que programa os posts calendarizados. O Excel e o Google Sheets, que organizam por meses o conteúdo a ser utilizado nesse período de tempo.

Assim sendo e tomando em consideração todos os pontos referidos anteriormente os alunos decidiram criar um plano de comunicação para um projeto de troca de livros na escola.

Os alunos começaram por definir uma estratégia semanal para a partilha de conteúdos da sua campanha sempre focado em redes sociais principalmente em stories, com ideias de fazer quizzes e lives com uma alfarrabista de forma a atrair um maior engagement com o seu target, a comunidade escolar.

O próximo Workshop será dia 10 de março pelas 10h00, onde será discutido o tema de Gestão de Parcerias e Patrocínios.