Passar para o conteúdo principal
x
Dia Internacional da Mulher | 8 de março 2021

O Dia Internacional da Mulher celebra-se a 8 de março e tem como objetivo homenagear as conquistas de todas as mulheres do mundo, independentemente da sua etnia, da cultura e da política.

É um dia dedicado à reflexão dos direitos humanos e dos progressos feitos até aos dias de hoje, deve honrar a coragem e determinação das mulheres que ao longo dos anos conseguiram redefinir a história.

O dia da Mulher foi originado entre o final do século XIX e o início do século XX, desde sempre que existiu uma ligação deste dia com os movimentos trabalhistas da Europa e dos Estados Unidos da América.

Mas foi apenas em 1975 que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu oficialmente 8 de março como sendo o dia da Mulher. Dois anos mais tarde, em 1977, a Assembleia Geral da ONU proclamou o Dia das Nações Unidas pelos Direitos das Mulheres e da Paz Internacional.

No entanto em pleno 2021 ainda nenhum país atingiu a plena igualdade entre homens e mulheres, apesar de todo o esforço alcançado e medidas tomadas para dar avanço aos direitos das mulheres.

Essa conquista tem sido uma luta difícil com bastantes obstáculos que continuam a não ser alterados pela lei de diversos países. No caso do trabalho as mulheres continuam a ser desvalorizadas, o que é traduzido nomeadamente nos salários, segundo os dados da ONU atualmente as mulheres ganham menos 23% que os homens.

O dia 8 de março deve ser visto como momento histórico com o propósito da mobilização para a conquista de direitos e a abolição das discriminações e violências ainda sofridas pelas mulheres. É importante que toda a população mundial impeça as ameaças contra todos os progressos já atingidos.

 

Por isso o Dia Internacional da Mulher é um dia maioritariamente de força, orgulho, respeito e de luta. Um dia para relembrarmos que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, pelos direitos das mulheres a nível mundial.