No terceiro workshop do AEleva-te, projeto desenvolvido pelo Programa de Capacitação Juvenil da Jovem Cascais, participaram 39 jovens estudantes de seis Associações de Estudantes do concelho de Cascais, os quais assistiram a um total de 12 horas de capacitação na temática da Comunicação.
Sabias que... em relação àquilo que nos é comunicado, retemos 20% daquilo que ouvimos e 30% daquilo que vemos? E que, quando somos nós a comunicar, o público presta atenção a 7% das nossas palavras, 38% do nosso tom de voz e ainda 55% da nossa linguagem não verbal? Este momento teve como objetivo a aquisição de competências relacionadas com a eficácia da comunicação verbal e não verbal e também com o planeamento de reuniões externas à Associação de Estudantes, tais como autoconfiança, respeito pelo outro, adaptabilidade, criatividade e dinamismo.
Os jovens envolvidos no projeto tiveram a oportunidade de conhecer, durante este workshop, várias dicas e métodos utilizados para ter uma comunicação objetiva, clara e sincera, ao procurarem aliar a comunicação verbal (voz, dicção, vocabulário) a comunicação não verbal (gestos, expressão facial, postura, aparência).
O conteúdo do workshop procurou demonstrar que, para serem bons comunicadores, devem ser igualmente bons ouvintes, não apenas no que concerne ao trabalho desenvolvido na sua Associação de Estudantes, mas também no planeamento de reuniões externas. Serem abertos ao diálogo e a novas ideias e opiniões, estarem informados em relação ao conteúdo que comunicam e adaptar a mensagem ao tipo de público, assim como procurar envolvê-los ao máximo no seu discurso, são algumas regras de ouro para a mestria da comunicação – as quais poderás também tu seguir!
Os alunos acabaram por avaliar este momento de forma bastante positiva, o que se traduz na aquisição das competências anteriormente mencionadas, assim como das técnicas para uma comunicação mais eficaz, seja dentro das próprias Associações de Estudantes, como noutras situações.