Ainda em 2017, o jornal The Guardian revelou que no mundo são consumidas um milhão de garrafas de plástico por minuto e este número continua a aumentar. Todos os anos são produzidas cerca de 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos, sendo que oito milhões destas toneladas acabam nos oceanos. Segundo a SIC Notícias, por ano são utilizadas mais de 720 milhões de garrafas de plástico só em Portugal.
Com a pandemia, no final de 2020 a Agência Europeia do Ambiente alertou para o aumento do consumo de plástico na Europa. Com as exigências sanitárias devido à Covid-19, verificou-se um crescimento do uso de plásticos de utilização única, como é o caso de máscaras e luvas descartáveis.
É neste cenário que surge a EcoDrop, um projeto desenvolvido por Ema de Melo, uma jovem estudante de 17 anos, que visa enfrentar o problema através da substituição das garrafas de plástico por garrafas reutilizáveis nas escolas.
Ema é estudante no Colégio Amor de Deus, surfista, amante do mar e conhecida entre os amigos como “aquela que acha que vai mudar o mundo”. Então, o projeto surge com o objetivo de mostrar que é possível ser uma sociedade mais limpa, consciente e contribuir para um mundo cada vez menos dependente do plástico.
Segundo Ema, na escola onde estuda são consumidas mais de 500 garrafas de plástico por mês e cerca de 4.500 por ano. Para reduzir este número, ela desenvolveu o projeto EcoDrop que consiste na substituição da venda de garrafas de plástico no bar das escolas pela venda e utilização de garrafas reutilizáveis, acompanhada por um sistema de fornecimento de água filtrada.
Na prática, o estudante poderá escolher uma das garrafas da EcoDrop numa das máquinas de venda automática disponíveis na escola. Após a compra, basta dirigir-se a uma das máquinas de fornecimento de água filtrada para encher a garrafa reutilizável. Com o projeto, Ema espera limpar as escolas de garrafas de plástico e incentivar os estudantes a salvarem o ambiente. A longo prazo, Ema tem o sonho de implementar esta solução em todas as escolas privadas do país.
Atualmente, a EcoDrop conta com uma equipa de 50 voluntários espalhados por Lisboa, Porto, Aveiro e Santarém. O grupo já realizou limpezas de praias e espaços públicos e, ainda, sessões de sensibilização sobre o ambiente, ecologia e sustentabilidade nas escolas.
Através da substituição das garrafas de plástico, a EcoDrop pretende transformar a tua escola numa EcoEscola! Para mais informações sobre o projeto, visita o site.