Inovação Social e Desenho de Soluções, este foi o tema do 3º Parlamento promovido pelo AEleva-te, o Projeto Formativo de Incentivo à Participação Cívica que está integrado no Programa de Capacitação Juvenil, desenvolvido pela Jovem Cascais.
O trabalho realizado pelo AEleva-te tem o objetivo de potenciar as competências dos estudantes para que sejam um exemplo na comunidade escolar. Com os parlamentos, os representantes das Associações de Estudantes presentes têm um espaço para trabalhar em rede e discutir medidas que podem trazer benefícios para as escolas do concelho.
No primeiro parlamento, realizado ainda em janeiro, os estudantes foram desafiados a identificar os problemas sociais que encontram na comunidade escolar. Foram criados grupos, onde os jovens discutiram sobre problemas como drogas em ambiente escolar, a falta de informação sobre política nas aulas, a preparação dos jovens para o futuro, entre outros.
Após o trabalho realizado nesta primeira sessão, o segundo parlamento foi dedicado a analisar detalhadamente cada um dos problemas encontrados e criar uma solução inovadora para os mesmos. Os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com técnicos da Câmara Municipal de Cascais e ficaram a conhecer as ações e os projetos que o município já desenvolve para solucionar os problemas identificados previamente.
O terceiro parlamento é o penúltimo a ser realizado com os representantes das Associações de Estudantes e contou com a presença de uma equipa de voluntários da Nova SBE. Já com os problemas identificados e as soluções trabalhadas, o grande desafio agora é saber como apresentar a solução de forma eficaz. Assim, na parte teórica foi-lhes apresentado o conceito de Pitch, uma apresentação rápida de um produto, negócio ou ideia, com a intenção de vender a clientes, sócios ou parceiros.
Um Pitch pode ser feito de diversas formas, mas o objetivo principal é captar o interesse de quem está a ouvir de forma rápida, com um discurso claro e simples e, ainda, revelar o caráter inovador da ideia que está a ser apresentada. Na parte prática do parlamento, os estudantes foram desafiados a criar um Pitch capaz de apresentar as soluções encontradas.
Após reunirem-se com os respetivos grupos, os jovens tiveram a chance de apresentar o trabalho desenvolvido de forma a treinar para o 4º Parlamento, onde terão que apresentar cada Pitch para o executivo da Câmara Municipal de Cascais.
Durante as apresentações, conhecemos a história do Zezinho, um personagem criado para representar o problema da falta de aulas sobre política nas escolas. Também, ouvimos propostas para a realização de sessões onde pais e filhos possam falar sobre sustentabilidade. Todos os estudantes receberam feedback e saíram do 3º Parlamento mais preparados para dar continuidade aos seus projetos.
O 4º e último Parlamento vai ser realizado no dia 21 de abril, onde os representantes das Associações de Estudantes de Cascais vão apresentar as soluções encontradas.