Passar para o conteúdo principal
x
Meia Dúzia de Palavras I O Impacto da Pandemia na Vida dos Estudantes

O Meia Dúzia de Palavras desta semana comemorou o Dia Nacional do Estudante a 24 de março. O direto contou com a presença de Célia Lopes e Rita Cabral, estudantes que aceitaram o convite para falar sobre as suas experiências a estudar durante a pandemia.

 

Devido ao confinamento, em todo o país as aulas passaram a ser lecionadas em formato online. Tanto os estudantes quanto os professores tiverem de se adaptar, aprender novas ferramentas e confiar na internet para dar continuidade ao ano letivo.

 

Célia Lopes deparou-se com este cenário ainda na primeira fase de confinamento, em março de 2020, quando estudava para terminar a sua licenciatura. Rita, por sua vez, está a começar a faculdade e enfrentou estes desafios já no início das aulas.

 

Segundo as estudantes, uma das maiores dificuldades encontradas durante o confinamento foi conseguir separar os momentos de estudo dos momentos de lazer. Elas acreditam que pausas para meditar ou mesmo para simplesmente pousar os livros são importantes para manter o equilíbrio.

 

Entretanto, há também pontos positivos. Célia e Rita explicam que se sentiram próximas dos colegas porque surgiu um sentimento de entreajuda e empatia, após perceberem que todos estão a passar pelas mesmas dificuldades.

 

As jovens acreditam que apesar de todos os desafios, ainda há alegria e vitórias para comemorar durante o confinamento, como a conquista das Bolsas de Promoção de Talento.

 

Durante a quarentena, Célia e Rita aproveitaram o tempo livre para apostar em novos projetos. Célia abraçou o seu amor por fotos e vídeos e desenvolveu o projeto "Cascais em Dire(i)to". Trata-se de uma plataforma online de consulta com conteúdo sobre Direito, destinada a estudantes da área, de forma a complementar o estudo, a esclarecer dúvidas e a incentivar a partilha entre alunos, através da gravação de entrevistas.

 

Rita decidiu dar continuidade a um projeto que criou com a sua avó, durante a quarentena. O projeto consiste na criação de peças têxteis, como sacos de pano, máscara, bandoletes, elásticos para o cabelo, entre outras, aliando o conhecimento sobre costura.

 

As Bolsas de Promoção de Talento pretendem promover o potencial e o talento dos jovens do concelho, através de comparticipação financeira até 2 500 euros e de apoio logístico e técnico. Para mais informações, visita o site.

 

Ainda podes ver o direto do Meia Dúzia de Palavras na página do Instagram da Jovem Cascais.