Passar para o conteúdo principal
x
"O Vírus é o Impostor": Campanha de Sensibilização nas escolas

Vai começar a nova campanha inspirada no videojogo Among Us nas escolas do concelho de Cascais “O Vírus é o Impostor”.

A partir do dia 8 de abril fica atento se a tua escola é uma das escolhidas para realizar esta divertida atividade.

A campanha de sensibilização destina-se a alunos do 7º ao 12º ano, e através de uma ligação ao videojogo vais poder combater o Covid-19. O lema da campanha “O vírus é o IMPOSTOR: #VAMOSELIMINAROCOVID”, tem como objetivo dar-te a conhecer três temáticas importantes através de atividades dinâmicas: as medidas de segurança sanitária em tempos de pandemia, impacto do gaming na saúde mental dos jovens e cyberbullying.

Ao mesmo tempo, contar-se-á com a presença da Carlota nas escolas, onde se dinamizarão atividades que complementam os conteúdos tratados nas sessões, com o apoio de Voluntários da Jovem Cascais.

Queremos saber se tens os comportamentos corretos no teu dia-a-dia, e se cumpres algumas das metas desta campanha, como o uso de máscara ou a higienização frequente das mãos e reduzir o tempo que passam a jogar online.

Mas não é tudo, tentamos com que optes por um estilo de vida mais saudável, quer para a saúde mental, quer para o seu bem-estar físico.

E se és um dos jovens que não segue as normas da DGS, a nossa ambição é tornar-te um adepto das mesmas! Por isso a alteração de maus comportamentos pode valer um prémio, e para ganhar apenas tens de mostrar através de um vídeo que compromissos estás a adotar.

A situação de pandemia da COVID-19 afeta-nos a todos, colocando-nos perante novas exigências e desafios, que implicam a capacidade de nos adaptarmos e de mudarmos o nosso comportamento no dia-a-dia.

Acima de tudo queremos relembrar-te que é importante estarmos atentos e cuidarmos da saúde e do bem-estar de todos.

No entanto, estas medidas não passam apenas pelo cumprimento das recomendações da Direção-Geral de Saúde de combate à infeção por Coronavírus, mas também pelo estar alerta para eventuais externalidades provocadas pela pandemia, como é o caso dos sinais de dependência da Internet e dos videojogos em crianças e jovens e também das ocorrências de cyberbullying nestes meios.

O Programa de Capacitação Juvenil da Divisão de Juventude a Câmara Municipal de Cascais procura, assim, cumprir as suas metas: criar espaços de partilha de informação e de experiência dentro das escolas, num contexto mais descontraído, juvenil e eficaz, ao mesmo tempo que se compromete em contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número três, Saúde de Qualidade, e número quatro, Educação de Qualidade.