“Mergulha por Cascais” é um projeto de adoção de dois locais de mergulho junto ao pontão dos pescadores da Baía de Cascais e no marégrafo para remoção mensal de resíduos e respetiva monitorização. O projeto visa também dar oportunidade aos jovens do concelho que queiram ser parte ativa na remoção do lixo, integrando a equipa de voluntários do mergulho.
Em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, a Junta Freguesia de Cascais e Estoril, a Associações Juvenil Claro e o Clube Naval de Cascais, o Mergulha por Cascais irá promover a atribuição de 5 bolsas anuais para o Curso Open Water – Padi. A comparticipação é de 80% e implica a assinatura de compromisso de honra em integrar a equipa de mergulhadores.
O objetivo é formar novos mergulhadores para participarem na ação de remoção do lixo no fundo do mar. Cada mergulho será registado, monitorizado e terá uma cobertura fotográfica. Todos os dados serão posteriormente partilhados com os parceiros.
As bolsas destinam-se a jovens entre os 18 e os 30 anos, residentes na Freguesia de Cascais e Estoril. As candidaturas devem ser realizadas até o dia 18 de abril, através do email movimento.claro@gmail.com.
O curso terá uma componente teórica, esta que será realizada através de plataforma e-learning, e uma componente prática que irá englobar pelo menos duas sessões de piscina e quatro mergulhos no mar.
Para realizar a candidatura é necessário enviar uma carta de motivação, na qual o candidato explica os motivos e o seu interesse em receber uma das bolsas do concurso. Além disso, deve ser enviado um documento que comprove a residência permanente na Freguesia Cascais e Estoril e, ainda, uma cópia do cartão de cidadão.
Após a conclusão do curso, os jovens comprometem-se a integrar a equipa de mergulhadores voluntários do programa “Mergulha por Cascais” durante um ano.
Os resultados serão divulgados entre os dias 19 e 22 de abril, através de notificação por email.
Para mais informações, visita o site.