Passar para o conteúdo principal
x
A importância da saúde emocional

As vezes tens emoções das quais não sabes explicar de onde apareceram?

As emoções são fatores determinantes para a nossa saúde e bem-estar no geral. Quando nos apercebemos da existência delas, percebemos que é difícil controla-las e geri-las de uma maneira saúdavel! É por isso que a Saúde Emocional tem uma grande importância para o bem-estar de cada pessoa!

A Saúde Emocional é considerada como a capacidade de controlar e gerir as mudanças de comportamento, provenientes de um estado emocional alterado, e que influenciam vários aspetos da nossa vida! Assim, a emoção é um estado mental associado ao sistema nervoso, causado por alterações químicas associadas a pensamentos, sentimentos, respostas comportamentais e a um determinado nível experienciado de prazer ou desprazer.

É importante saber que a Saúde Mental e a Saúde Emocional mesmo estando interligadas entre si, são dimensões bastante diferentes. É importante reforçar que ter uma boa saúde emocional não significa não ter problemas de saúde mental. Estar mentalmente ou emocionalmente saudável é muito mais que estar livre da depressão ou de ansiedade. Daí ser necessário ter uma boa saúde emocional.

Contudo, é necessário vontade de mudança, dedicação e esforço para alcançar uma boa saúde emocional. A saúde emocional é um processo complicado que requer treino, consistência e compromisso. E se for bem sucedido, uma boa saúde emocional trará-lhe uma satisfação geral e um aumento de resiliencia e autoconsciência.

A pandemia criou um grande impacto na saude emocional das pessoas. Um relatório demonstrou que, de facto, a saúde emocional foi a mais afetada com a pandemia do Covid-19. Desenvolver o autoconhecimento e a partilha da saúde emocional são fatores a ter em consideração para melhorar a saúde emocional, sobretudo nos jovens, um dos grupos mais afetados pela pandemia.

É por isso que a Jovem Cascais, em conjunto com a Fundação Scholas Ocurrentes desenvolveu o programa Virtual “Pensarmo-nos” de forma a dar aos jovens um espaço seguro de partilha onde podem falar sobre si próprios e das suas experiências desde a privacidade da sua casa.

Através do programa “Pensarmo-nos”, a Fundação Scholas Ocurrentes e a Câmara Municipal de Cascais, através da Jovem Cascais, têm o grande objetivo de melhorar o bem-estar e a saúde emocional e mental dos jovens num contexto de crise e grandes desafios, a começar pela educação. É através deste programa que os jovens poderão melhorar o seu bem-estar e a sua saúde emocional num contexto de crise e grandes desafios.

Para saberes mais sobre este programa acede aqui