Fundação Scholas Ocurrentes está a proporcionar uma nova iniciativa para jovens e que vivem numa situação de exclusão social e filhos dos integrantes do CEAPI (Consejo Empresarial Alianza por Iberoamérica). O objetivo é fomentar um debate baseado nos verdadeiros problemas que os jovens estão a enfrentar causados pela pandemia Covid-19.
A Nayeli Carvajal é uma aluna de mestrado em psicologia e voluntária da Jovem Cascais e representou Portugal no congresso do CEAPI depois de uma semana de encontros com jovens de outros países, nomeadamente do México, Colômbia, Argentina e Paraguai, onde falaram sobre a sua dor e como superá-la juntos
Falamos com a Nayeli Carvajal para nos contar sobre a sua experiência no congresso CEAPI:
“No encontro em que estive presente com a Fundação Scholas Ocurrentes e o CEAPI, tive a oportunidade de me abrir à diversidade e ao desconhecido. Foram dias repletos de partilhas e de emoção, enfrentando-nos ao desconforto da exposição.
Sempre ouvi dizer que o tempo é relativo. Que existe o tempo das oportunidades, o tempo da pressa, o tempo para parar e o tempo de viver. Em Madrid, apercebi-me de que nos falta tempo para parar. Fechados nos nossos próprios corpos, esquecemo-nos da importância do “ser” e do “sentir”. Encerramo-nos nos tabus da sociedade, ficando prisioneiros das nossas angústias e medos.
Afinal, temos algo muito maior que nos une, do que as fronteiras que nos separam: as dores, os receios, os desassossegos e a necessidade de sermos ouvidos. Em todos os jovens com vivências distintas das minhas, consegui encontrar aspetos semelhantes e maneiras de pensar que abriram o caminho para reflexões pouco usuais. É urgente que comecemos a pensar na nossa saúde emocional. É urgente que comecemos a dar mais importância ao outro e sermos capazes de estender a mão.
Ainda há uma longa jornada pela frente mas, estar em Madrid durante estes dias, fez-me ter esperança no sonho comum de todos nós: É preciso que a juventude tenha uma rede de suporte emocional. É fundamental que os jovens sejam ouvidos, compreendidos e amados.”
Sobre a Fundação Scholas Ocurrentes:
O programa Scholas Occurrentes começou em 2001, em Buenos Aires, pelo arcebispo da Cidade, Jorge Bergoglio, atual Papa Francisco. A sua sede em Cascais, localizada na antiga escola Conde Ferreira, no Centro Histórico de Cascais, foi inaugurada a 21 de Março de 2019.
O Scholas Occurrentes tem sede na Argentina, na Cidade do Vaticano, na Colômbia, em Espanha, no Haiti, no Itália, no México, em Moçambique, no Panamá, no Paraguai, em Portugal e na Roménia.
Em Cascais, há agora mais oportunidades para os jovens se expressarem através das artes. Este projeto vai buscar dentro de cada jovem o melhor que há em si, criando um sentido de cidadania e responsabilidade em cada um deles.
Conhece mais sobre este programa aqui!