O conceito de sustentabilidade está relacionado com a capacidade de desenvolvimento económico e material sem agredir o meio ambiente, através da utilização de recursos naturais de forma consciente para que estes se mantenham no futuro.
Segundo o Relatório Brundtland apresentado em 1987, um relatório que surgiu após a criação da Comissão Mundial para o Ambiente e Desenvolvimento (CMAD), o Desenvolvimento Sustentável é um modelo que “responda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em darem resposta às suas próprias necessidades”.
Atualmente, a sustentabilidade é um tema fundamental para a competitividade das empresas, pois passou a ser uma exigência por parte dos clientes e investidores, por exemplo. Desta forma, as empresas são mais incentivadas a gerir os seus recursos tendo em conta a proteção ambiental.
Entretanto, o trabalho não deve ser feito apenas por empresas ou instituições, tu também podes ser sustentável no dia a dia. Durante a Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992, e no 5º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvido, realizado em 1993, foram sugeridas um conjunto de ações que formaram a política dos 3R’s:
- Reduzir: é prevenir os resíduos antes de serem criados, evitando a produção. Desta forma estás a contribuir para diminuir a produção de lixo. Escolha materiais com maior durabilidade, como por exemplo os sacos recicláveis ou panos de cozinha ao invés de sacos de plástico ou guardanapos de papel;
- Reutilizar: é utilizar mais de uma vez o mesmo produto, quando possível. Os teus livros antigos podem ser os novos livros de outra pessoa, deves optar por utilizar produtos com embalagens reutilizáveis e aquela garrafa de vidro que compraste do supermercado pode ser utilizada novamente em casa para armazenar água, por exemplo;
- Reciclar: quando não for possível reutilizar o objeto, a reciclagem é a melhor opção. Aos reciclares estás a transformar resíduos em novos produtos. Faz reciclagem, separa os resíduos e deposita-os no local adequado.
Em Cascais há diversos locais destinados à recolha de resíduos de embalagens de diferentes materiais. Podes ainda ganhar pontos na App CityPoints a fazer gestos simples, como a doação de livros, a compra de produtos nas Lojas Solidárias, a devolução de embalagens de bebidas, entre outros. Com os pontos acumulados, podes realizar atividades diversas ou adquirir bilhetes para visitar os museus do concelho.
As tuas ações causam impacto. O futuro também está nas tuas mãos!