Passar para o conteúdo principal
x
Os Impactos do Gaming I Campanha “O Vírus é o Impostor”

A Campanha “O Vírus é o Impostor” foi realizada durante os últimos meses em diversas escolas do concelho de Cascais. Durante as sessões apresentadas nas salas de aula, foram abordadas três temáticas: Saúde e Higiene relacionado com a Pandemia por Covid-19, Cyberbullying e os impactos do Gaming.

 

Com a Covid-19, a rotina de muitas pessoas mudou. O distanciamento físico tornou-se obrigatório e, desta forma, empresas e escolas fecharam as portas para evitar o contágio. Crianças e jovens passaram a ter aulas em casa e, em diversos casos, o computador tornou-se um refúgio nos tempos livres.

 

Quantas horas por dia passas a jogar no computador? Durante a pandemia, este tempo aumentou e, por isso, os impactos do gaming é considerado uma temática importante neste período. Sabias que os jogos da internet podem gerar perturbações mentais?

 

A Perturbação de Jogos de Internet consiste na persistente utilização da internet com vista à prática de videojogos e que conduz ao desenvolvimento de uma dependência, cada vez mais presente entre crianças e jovens.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a Perturbação de Jogos de Internet na lista de perturbações mentais em 2018. O distúrbio foi incluído na 11ª edição da Classificação Internacional de Doenças da OMS, por sugestão de Vladimir Poznyak, membro do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da organização.

 

Perder a noção do tempo enquanto estás online, tornar-te agitado ou agressivo quando os videojogos online são interrompidos e evitar com frequência compromissos para continuar a jogar são alguns dos sinais de dependência da internet e de videojogos. Esta perturbação pode causar diversas consequências a nível pessoal, familiar, social, educacional ou ocupacional.

 

Entretanto, o jogo também é importante para o desenvolvimento das crianças e dos jovens, se utilizado de forma moderada. Neste caso, pode trazer benefícios como melhoria de capacidades cognitivas, reforço das relações entre pares e maior bem-estar psicológico para os jogadores, por exemplo.