Esta terça-feira, foi realizado o evento de apresentação do Programa de Capacitação Juvenil 2021/2022. O objetivo passou por apresentar o programa do próximo ano letivo para as direções escolares e professores das escolas públicas, privadas e profissionais - do 3º ciclo e secundárias - do concelho de Cascais.
O Programa de Capacitação Juvenil é composto por três vertentes centrais:
- A capacitação juvenil;
- A sensibilização e informação dos jovens;
- O incentivo à participação cívica.
Segundo Joana Raquel, responsável da área da Capacitação Juvenil na Jovem Cascais, a grande meta este ano é “continuar a capacitar os jovens do nosso concelho para diferentes áreas, tornando-os cidadãos mais ativos e participativos”. Pretende-se formar os jovens enquanto cidadãos com capacidades para a tomada de consciência, constituindo um processo participado, tanto individual como coletivo, apelando à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela comunidade.
O programa do próximo ano letivo inclui nove projetos, alguns deles desenvolvidos inteiramente pela Jovem Cascais e outros que serão realizados em parceria com associações juvenis do concelho de Cascais:
- AELEVA-TE: um projeto que tem como objetivo potenciar as competências das Associações de Estudantes existentes no concelho e incentivar o trabalho em rede.
- ATIVOLUNTÁRIO: um projeto direcionado aos alunos do ensino secundário de escolas secundárias públicas, privadas e profissionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal dos jovens mobilizando-os para um serviço à comunidade, através do voluntariado.
- CAPITAL JOVEM DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA: uma iniciativa nacional, desenvolvida com a Fórum Estudante, que visa desenvolver um programa de atividades sobre segurança rodoviária.
- PENSARMO-NOS: um programa realizado em parceria com a Fundação Scholas Ocurrentes que pretende melhorar o bem-estar e a saúde emocional dos jovens num contexto de crise e grandes desafios, a começar pela educação.
- A CARLOTA VAI À ESCOLA: um projeto direcionado aos alunos do 2º, 3º Ciclo, Secundárias e Universitárias que tem o objetivo de informar os jovens sobre o que é realizado no Município de Cascais, utilizando linguagem adequada.
- RECICLARO: um projeto desenvolvido em parceira com a Associação Movimento Claro, direcionado aos alunos do 3º Ciclo, das escolas públicas ou privadas, e que pretende impactar jovens através de workshops inovadores na área da sustentabilidade.
- ACTUA: em parceria com a Associação Teatro ao Minuto, pretende-se usar o Teatro Fórum como ferramenta social para trabalhar os problemas da juventude relacionados com o Cyberbulling, a Violência no Namoro, Violação e Homofobia.
- TOUR AGARRA A VIDA: um projeto em parceira com a Associação Academia dos Patins que tem como objetivo demonstrar aos jovens através dos desportos radicais, que é possível sentir adrenalina de forma saudável, sem correr riscos nem consumir drogas.
- DESPOLITIZAR: este projeto pretende ter um papel ativo na formação dos estudantes, cumprindo o seu objetivo principal de sensibilizar e possibilitar informação apartidária para que todos os jovens possam desenvolver opiniões sustentadas.
Neste ano letivo que terminou, a equipa da Capacitação Juvenil da Câmara Municipal de Cascais capacitou mais de 3000 jovens de diferentes escolas do concelho. Com o novo programa, pretende-se dar continuidade ao trabalho realizado e “aumentar este número”, afirma Joana Raquel.